Palavras chave

Cinema, terror, emoção, jovens, identidade social, videogames, processo criativo

Resumo

O autor deste trabalho examina a atração para o sentimento de terror na mídia, especialmente no cinema, sob a perspectiva da emoção contida que gera o terror, o angustioso e agradável... Qual é a natureza do medo e o “prazer” que se experimenta? Por que é importante que os educadores levem em conta esta conexão que relaciona os espectadores com o filme? Neste sentido, aborda o tema sob a perspectiva da cultura cinematográfica dos jovens do Reino Unido, analisando a influência do cinema na vida cultural dos jovens e qual é a lição que devem obter os educadores. Partindo de uma exemplificação com duas moças, das quais foram analisadas suas identidades sociais, mais tarde passa a esboçar a situação geral da educação no cinema e na mídia, apresentando rapidamente duas pesquisas desenvolvidas com jovens britânicos sobre “Psicose” e sobre a criação de videogames. Este autor conclui que podemos nos introduzir no fascinante mundo da imagem em movimento através dos filmes e videogames, examinando as estruturas lúdicas e narrativas que existem, ensinando aos alunos de que forma se inter-relacionam e explorando seus processos criativos de produção.

Referências

Alvarado, M. & Boyd-Barrett, O. (1992). Media Education: An Introduction. London: BFI.

Link Google Scholar

Barratt, A.J.B. (1998). Audit of Media in English. London: BFI Education.

Link Google Scholar

Bazalgette, C. (2002). An Open Letter to Len Masterman. (www.mediaed.org.uk/posted_documents/openletter.html) (03-12- 09).

Link Google Scholar

Bazalgette, C. (2007). La educación en los medios en el Reino Unido. Comunicar, XV, 28; 33-41.

Link Google Scholar

Bazalgette, C. (Ed) (1989). Primary Media Education: A Curriculum Statement. London: BFI.

Link Google Scholar

Bolas, T. (2009). Screen Education: from film appreciation to media studies. Bristol (UK): Intellect.

Link Google Scholar

British Film Institute (2008). Reframing Literacy. (www.bfi.org.uk/education/research/teachlearn/pdf/reframing_literacy.pdf) (03-12-09).

Link Google Scholar

Commission on Educational and Cultural Films (1932). The Film in National Life. London: George Allen and Unwin.

Link Google Scholar

Cook, J. & North, N (1981). BFI Summer Schools 1971-79. London: BFI Education.

Link Google Scholar

Department of Education and Science. (1983). Popular TV and Schoolchildren: the report of a group of teachers. London: DES.

Link Google Scholar

Film Education Working Group (1999). Making Movies Matter. London: BFI. Also at www.bfi.org.uk/education/research/advocacy/pdf/making-movies-matter.pdf (03-12-09).

Link Google Scholar

Film Policy Review Group (1998). A Bigger Picture. London: Department for Culture, Media and Sport.

Link Google Scholar

Masterman, L. (1980).Teaching about Television. London: Macmillan.

Link Google Scholar

Masterman, L. (2002). Down Cemetery Road (privately distributed).

Link Google Scholar

Secretary of State for Education and Science and Secretary of State for Wales (1989). English for ages 5 to 16. London: Department of Education and Science and the Welsh Office.

Link Google Scholar

Fundref

Este trabalho não tem nenhum apoio financeiro

Crossmark

Technical information

Métricas

Métricas deste artigo

Vistas: 32479

Leituras dos resumos: 27099

Descargas em PDF: 5380

Métricas completas do Comunicar 35

Vistas: 835174

Leituras dos resumos: 663956

Descargas em PDF: 171218

Citado por

Citas em Web of Science

Reia-Baptista, Vitor. Film Literacy: Media Appropriations with Examples from the European Film Context COMUNICAR, 2012.

https://doi.org/10.3916/C39-2012-02-08

Moya Jorge, Tamara. Towards a film literacy canon: identification and multicultural analysis of the contents used in film education with pre-university students in Spain COMMUNICATION & SOCIETY-SPAIN, 2019.

https://doi.org/10.15581/003.32.1.235-249

Citas em Scopus

Reia-Baptista, V.. Film literacy: Media appropriations with examples from the european film context), Comunicar, .

https://doi.org/10.3916/C39-2012-02-08

Southern, A.. The ministry of education film experiment: From post-war visual education to 21st century literacy), The Ministry of Education Film Experiment: From Post-War Visual Education to 21st Century Literacy, .

https://doi.org/10.1057/978-1-137-59230-9

Jorge, T.M.. Towards a film literacy canon: Identification, multicultural analysis of the contents used in film education with pre-university students in Spain), Communication and Society, .

https://doi.org/10.15581/003.32.1.235-249

Citas em Google Scholar

Actualmente não há citações a este documento

Baixar

Métricas alternativas

Como citar

Bazalgette, C. (2010). Analogue sunset. The educational role of the British Film Institute, 1979-2007. [El apagón analógico: El British Film Institute y la educación en los tres últimos decenios]. Comunicar, 35, 15-24. https://doi.org/10.3916/C35-2010-02-01

Compartilhar

           

Oxbridge Publishing House

4 White House Way

B91 1SE Sollihul United Kingdom

Administração

Redação

Creative Commons

Este site usa cookies para obter dados estatísticos sobre a navegação de seus usuários. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. +info X