Palavras chave

Novelas, televisão, informação, entretenimento, mulher, socialização, entrevistas, efeitos televisivos

Resumo

A ficção televisiva comumente é entendida como um produto cultural ligado ao divertimento e ao entretenimento. No entanto, suas funções não são estritamente comerciais. O presente trabalho surge do interesse em conhecer os efeitos socializadores e educativos das mensagens da ficção. Do mesmo modo, reflete sobre o papel ativo do telespectador no processo de recepção e sobre sua capacidade de definir e interpretar as mensagens de acordo com suas características pessoais e sociais. Mais concretamente, o trabalho interessa-se pelas utilidades informativas e significados identitários de um gênero televisivo específico: a novela. Apesar de concentrar sua narração nos eventos românticos e conflitos pessoais, tal produto de ficção pode proporcionar ao espectador explicações e interpretações em relação ao passado e ao presente de uma sociedade. Especificando nossa análise em um determinado formato melodramático, Amar en tiempos revueltos, analisaremos os significados e representações oferecidas a seu público feminino. A partir dai, juntamente com a análise do conteúdo de discursos obtidos por meio de entrevistas em profundidade, serão explorados os processos de recepção das espectadoras, em função de variáveis como a idade e o nível educacional. Desse modo, a conclusão apontará como a maioria das espectadoras percebe a ficção com um sentido explicativo e se reconhece nela pessoalmente e em grupo.

Referências

Brown, L. (2009). Pleasuring Body Parts: Women and Soap Operas in Brazil, Critical Arts. A South-North Journal of Cultural and Media Studies. 1; 6-25

Link Google Scholar

Bunonanno, M. (2009). From Literacy to Formal Adaptation. Multiple Interactions between the Foreing and Domestic in Italian Television Drama. Critical Studies in Television, 4, 1; 65-83.

Link Google Scholar

Callejo, J. (1995). La audiencia activa. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas.

Link Google Scholar

Castelló, E. (2009). The Nation as Political Stage: A Theoretical Approach to Television Fiction and National Identity. International Communication Gazette, 71, 4; 303-322.

Link DOI | Link Google Scholar

García de Castro, M. (2007). Los movimientos de renovación en las series televisivas españolas. Comunicar, 30, 15; 147-153.

Link Google Scholar

La Pastina, A.C. (2004). Telenovela Reception in Rural Brazil: Gendered Readings and Sexual Mores. Critical Studies in Media Communication, 21, 2; 162-181.

Link DOI | Link Google Scholar

Martín Barbero, J. (1993). Communication, Culture, and Hegemony. From Media to Mediations. London: Sage.

Link Google Scholar

Montero, Y. (2005). Estudio empírico sobre el serial juvenil «Al salir de clase»: Sobre la transmisión de valores a los adolescentes. Comunicar, 25,

Link Google Scholar

Perales, A. & Pérez Chica, A. (2008). Aprender la identidad ¿Qué menores ven los menores en la televisión? Comunicar, 31, XVI; 299-304

Link DOI | Link Google Scholar

Porto, M.P. (2005). Political Controversies in Brazilian TV Fiction. Viewers’ Interpretation of the Telenovela Terra Nostra. Television and New Media, 6, 4, 342-395.

Link DOI | Link Google Scholar

Rodríguez Cadena, M.A. (2004). Contemporary Hi(stories) of Mexico: Fictional Re-Creation of Collective Past on Television. Film and History, 34, 1; 49-55.

Link Google Scholar

Tufte, T. (2007). Soap Opera y construcción de sentido: mediaciones y etnografía de la audiencia. Comunicación y Sociedad, 8; 89-112.

Link Google Scholar

Fundref

Este trabalho não tem nenhum apoio financeiro

Crossmark

Technical information

Métricas

Métricas deste artigo

Vistas: 28000

Leituras dos resumos: 22058

Descargas em PDF: 5942

Métricas completas do Comunicar 36

Vistas: 772501

Leituras dos resumos: 603269

Descargas em PDF: 169232

Citado por

Citas em Web of Science

Chicharro-Merayo, Mar; Gomez-Garcia, Salvador. Memory of a Coup d'Etat: historical fiction about February 23rd CONVERGENCIA-REVISTA DE CIENCIAS SOCIALES, 2014.

Link Google Scholar

Castro, Deborah; Straubhaar, Joseph D.. Social Issues and TV Scripted Fiction: An Exploration of Fans' Feedback in Spain INTERNATIONAL JOURNAL OF COMMUNICATION, 2018.

Link Google Scholar

Chicharro-Merayo, Mar. Spanish history and female characters. Representations of women in Spanish historical fiction CONVERGENCIA-REVISTA DE CIENCIAS SOCIALES, 2018.

https://doi.org/10.29101/crcs.v25i77.9303

Chicharro Merayo, Mar. Serial Fiction on TV: A Quantitative and Qualitative Approach to Consumption by Students of the Audiovisual Communication Program. The Spanish Case PALABRA CLAVE, 2017.

https://doi.org/10.5294/pacla.2017.20.1.6

Citas em Scopus

Chicharro-Merayo, M.. April 14, the Republic: The Spanish intra-history seen from the TV fiction [14 de abril, La República: la intrahistoria española desde la ficción televisiva]), Palabra Clave, .

https://doi.org/10.5294/pacla.2012.15.3.6

Chicharro-Merayo, M., Gómez-García, S.. Memory of a coup d'État: Historical fiction about February 23 rd [Memoria de un golpe de estado televisivo: Ficción histórica sobre el 23-F]), Convergencia, .

Link Google Scholar

Huguet, M.. Images of the past intervened by the TV historical fiction of the present. Sentimental memory of the first Francoism (1939-1959) [Imágenes del pasado intervenido por la ficción histórica televisiva del presente. Memoria sentimental del primer Franquismo (1939-1959)]), Foro Hispanico, .

https://doi.org/10.1163/9789004311091_003

Menéndez Menéndez, M.I., Figueras-Maz, M., Núñez Angulo, B.F.. Young adult consumption, perception of TV fiction: Sex-, age-based influence [Consumo y percepción juvenil sobre la ficción seriada televisiva: Influencia por sexo y edad]), OBETS, .

https://doi.org/10.14198/OBETS2017.12.2.03

Merayo, M.C.. Serial fiction on TV: A quantitative, qualitative approach to consumption by students of the audiovisual communication program. The Spanish case [Ficciones seriadas en televisión: Aproximación cuantitativa y cualitativa al consumo de los estudiantes de Comunicación Audiovisual. El caso español]), Palabra Clave, .

https://doi.org/10.5294/pacla.2017.20.1.6

Castro, D., Straubhaar, J.D.. Social issues, TV scripted fiction: An exploration of fans' feedback in Spain), International Journal of Communication, .

Link Google Scholar

Blanco-Herrero, D., Rodríguez-Contreras, L.. The risks of new technologies in Black Mirror: A content analysis of the depiction of our current socio-technological reality in a TV series), ACM International Conference Proceeding Series, .

https://doi.org/10.1145/3362789.3362844

Morante, L.F.M.. Memories, Drama, Dreamers: Proposals to Address the Representation of the Latin World in the Face of the Telenovela Crisis), Bulletin of Latin American Research, .

https://doi.org/10.1111/blar.12919

Martínez, B.R., Buzón, P.P. . Teaching intersectionality: Reception of a movie at a workers' center | [Educar desde la interseccionalidad: Recepción de una película en un centro de trabajadores]), Norteamerica, .

https://doi.org/10.22201/cisan.24487228e.2020.1.398

Chicharro-Merayo, M.. Historia española y personajes femeninos. Representaciones de mujer en la ficción histórica española [Spanish history, female characters. Representations of women in Spanish historical fiction]), Convergencia, .

https://doi.org/10.29101/crcs.v25i77.9303

Citas em Google Scholar

Actualmente não há citações a este documento

Baixar

Métricas alternativas

Como citar

Chicharro-Merayo, M. (2011). Learning from television fiction. The reception and socialization effects from watching «Loving in troubled times». [Aprendiendo de la ficción televisiva. La recepción y los efectos socializadores de «Amar en tiempos revueltos»]. Comunicar, 36, 181-190. https://doi.org/10.3916/C36-2011-03-10

Compartilhar

           

Oxbridge Publishing House

4 White House Way

B91 1SE Sollihul United Kingdom

Administração

Redação

Creative Commons

Este site usa cookies para obter dados estatísticos sobre a navegação de seus usuários. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. +info X