Palavras chave

Publicidade, publicidade online, estratégias publicitárias, internet, infância, jogos, análise de conteúdo, competência digital

Resumo

O espaço online é rico em experiências lúdicas e pode proporcionar muitos prazeres e aprendizagens a seus usuários mais jovens. No entanto, a verdade é que que as crianças nem sempre podem lidar com o ruído publicitário e outros efeitos nocivos derivados do uso excessivo ou inapropriado da tecnologia e, em particular, dos jogos da web. Este artigo tem como objetivo confirmar a pressão publicitária que afeta a crianças do Brasil e da Espanha, quando se entretêm em páginas de jogos na internet. Para medir a precisão publicitaria nos jogos atuais, recorre-se ao referencial histórico e metodológico da análise do conteúdo sobre uma amostra de páginas da web visitadas por um grupo de crianças brasileiras e espanholas de 9 a 11 anos. Esta pesquisa evidencia que os jogos online são obstruídos por uma quantidade considerável de anúncios que repetidamente bloqueiam o acesso e interrompem momentos chaves com mensagens não desejadas ou sem interesse para os pequenos jogadores. Da mesma forma que existe uma preocupação com o conteúdo comercial das programações infantis na televisão, é esperada uma pronta e suficiente atenção àquelas webs de jogos que lesam a imagem dos anunciantes, estorvam a experiência do jogo e, sobretudo, afetam os que estão se formando como cidadãos antes que consumidores. Comprova-se que as opiniões deste grupo de usuários são acertadas e relevantes para comunicadores, professores e familiares.

Referências

Ariès, P. (1981). História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Link Google Scholar

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Link Google Scholar

Baudrillard, J. (1998). A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos.

Link Google Scholar

Bauman, Z. (2007). Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar.

Link Google Scholar

Campi, M. (2012). A vez dos «advergames» na Internet. Exame.com. (http://goo.gl/2VXgrg) (30-05-2013).

Link Google Scholar

Carniello, M., & Assis, F. (2009). Formatos da publicidade digital: evolução histórica e aprimoramento tecnológico. 7º Encontro Nacional da ALCAR. Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. (http://goo.gl/7WgyFQ) (25-07-2013).

Link Google Scholar

Entertainment Software Association (2014). In-game Advertising. Press Release, Website Newsroom, 2014. (http://goo.gl/gLwKZL) (24-12-2014).

Link Google Scholar

Eu Kids Online (2011). Riesgos y seguridad en Internet: los menores españoles en el contexto europeo. Universidad del País Vasco, Bilbao. (http://goo.gl/m6FOAe) (02-02-2013).

Link Google Scholar

García-Ruiz, R., Ramírez, A., & Rodríguez-Rosell, M. (2014). Educación en alfabetización mediática para una nueva ciudadanía prosumidora. Comunicar, 43, 15-23. DOI: http://dx.doi.org/10.3916/C43-2014-01

Link DOI | Link Google Scholar

González, C., & Francés, M.T. (2009). Advergaming aplicado a las estrategias comunicativas dirigidas al target infantil. Actas del Congreso Brand Trends. Valencia: CEU Universidad Cardenal Herrera.

Link Google Scholar

Infoadex (2013). Estudio Infoadex de la inversión publicitaria en España en 2013. (http://goo.gl/x5iC9P) (30-05-2013).

Link Google Scholar

Kaiser Family Foundation (2010). Generation M²: Media in the Lives of 8 to 18 Year Olds. (http://goo.gl/Kapm0j) (30-06-2012).

Link Google Scholar

Martí, J. (2010). Marketing y Videojuegos: Product Placement, In-game Advertising y Advergaming. Madrid: Esic.

Link Google Scholar

Martí, J., Currás, R., & Sánchez, I. (2012). Nuevas fórmulas publicitarias: los «advergames» como herramienta de las comunicaciones de marketing. Cuadernos de Gestión, 12(2), 43-58. DOI: http://dx.doi.org/10.5295/cdg.100236jm

Link DOI | Link Google Scholar

Martínez, E., Nicolás, M.A., & Salas, Á. (2013). La representación de género en las campañas de publicidad de juguetes en Navidades (2009-12). Comunicar, 41, 187-194. DOI: http://dx.doi.org/10.3916/C41-2013-18

Link DOI | Link Google Scholar

Méndiz, A. (2010). Advergaming: concepto, tipología, estrategias y evolución histórica. Icono 14-15, 37-58. DOI: http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v8i1.279

Link DOI | Link Google Scholar

Meyrowitz, J. (1995). Mediating Communication: What Happens? In J. Downing, A. Mohammadi & Sreberney-Mohammadi (Eds), Questioning the Media: A Critical Introduction. (pp. 39-53). Thousand Oaks: Sage.

Link Google Scholar

Muros, B., Aragón, Y. & Bustos, A. (2013). La ocupación del tiempo libre de jóvenes en el uso de videojuegos y redes. Comunicar, 40, 31-39. DOI: http://dx.doi.org/10.3916/C40-2013-02-03

Link DOI | Link Google Scholar

Nordeste, R.M. (2009). Publicidade online das empresas: estratégias actuais. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Artes. (http://goo.gl/xqSLmW) (20-07-2013).

Link Google Scholar

Pérez-Salgado, D., Rivera, J.A., & Ortiz, L. (2010). Publicidad de alimentos en la programación de la televisión mexicana: ¿los niños están más expuestos? Salud Pública, 52(2). (http://goo.gl/MNW8tt) (19-01-2015).

Link Google Scholar

Pérez-Tornero, J.M. (2010). Trends and Models of Media Literacy in Europe: Between Digital Competence and Critical Understanding. Anàlisi, 40, 85-100. DOI: http://dx.doi.org/10.7238/a.v0i40.1146

Link Google Scholar

Piñuel, J.L. (2002). Epistemología, metodología y técnicas del análisis de contenido. Estudios de Sociolingüística, 3(1), 1-42. (http://goo.gl/gEAxjX) (05-05-2012).

Link Google Scholar

Postman, N. (1982). The Disappearance of Childhood. London: Vintage Books.

Link Google Scholar

Postman, N. (1984). El fin de la educación. Una nueva definición de la escuela. Barcelona: Octaedro.

Link Google Scholar

Puro Marketing (2011). Los «advergames», una tendencia al alza del marketing móvil para 2012. (http://goo.gl/J8qcQ) (30-05-2013).

Link Google Scholar

Sebastião, S. (2011). Formatos da publicidade digital: sistematização e desambiguação. Comunicação e Sociedade, 19, 13-24. (http://goo.gl/q55XXD) (20-11-2012).

Link Google Scholar

Silverstone, R., & Haddon, L. (1996). Design and the Domestication of Information and Communication Technologies. Technical Change and Everyday Life. In R. Silverstone, & R. Mansell (Eds.), Communication by Design: The Politics of Information and Communication Technologies. Oxford: Oxford University Press.

Link Google Scholar

Te’eni-Harari, T., Lehman-Wilzig, S., & Lampert, S. (2009). The Importance of Product Involvement for Predicting Advertising Effectiveness among Young People. International Journal of Advertising, 28(2), 203-229. DOI: http://dx.doi.org/10.2501/S0265048709200540

Link DOI | Link Google Scholar

TIC kids Online BrasiL 2012 (2013). Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. (http://goo.gl/lFAYX) (20-10-2013).

Link Google Scholar

Uchoa-Craveiro, P.S. & Araujo, J.R. (2013). Publicidad y juegos digitales en el cotidiano de niños españoles y brasileños: un análisis de la recepción infantil. Estudios del Mensaje Periodístico, 19, 501-509. DOI: http://dx.doi.org/10.5209/rev_ESMP.2013.v19.42136

Link DOI | Link Google Scholar

Fundref

Este trabalho não tem nenhum apoio financeiro

Crossmark

Technical information

Recebido: 29-10-2014

Revisado: 02-12-2014

Aceite: 17-01-2015

OnlineFirst: 15-04-2015

Data de publicação: 01-07-2015

Tempo de revisão do artigo: 34 dias | Tempo médio de revisão do número 45: 46 dias

Tempo de aceitação do artigo: 80 dias | Tempo médio de aceitação do número 45: 127 dias

Tempo de edição da pré-impressão: 199 dias | Tempo médio de edição pré-impressão do número 45: 247 dias

Tempo de processamento do artigo: 244 dias | Tempo médio de processamento do número 45: 292 dias

Métricas

Métricas deste artigo

Vistas: 35025

Leituras dos resumos: 23952

Descargas em PDF: 11073

Métricas completas do Comunicar 45

Vistas: 812807

Leituras dos resumos: 643674

Descargas em PDF: 169133

Citado por

Citas em Web of Science

Tatlow-Golden, Mimi; Garde, Amandine;. Digital food marketing to children: Exploitation, surveillance and rights violations GLOBAL FOOD SECURITY-AGRICULTURE POLICY ECONOMICS AND ENVIRONMENT , 2020.

https://doi.org/10.1016/j.gfs.2020.100423

Feijoo, Beatriz; Bugueno, Simon; Sadaba, Charo;. Parents' and children's perception on social media advertising COMUNICAR , 2021.

https://doi.org/10.3916/C67-2021-08

Martinez, Carolina. The struggles of everyday life: How children view and engage with advertising in mobile games CONVERGENCE-THE INTERNATIONAL JOURNAL OF RESEARCH INTO NEW MEDIA TECHNOLOGIES, 2019.

https://doi.org/10.1177/1354856517743665

Tejedor Calvo, Santiago; Montoliu Riu, Laia. Theoretical proposal of systematization, storage and retrieval of data concerning Websites of third sector organizations: the Colombian and the Catalan case TRANSINFORMACAO, 2019.

https://doi.org/10.1590/2318-0889201931e180069

Citas em Scopus

Calvo, S.T., Riu, L.M.. Theoretical proposal of systematization, storage, retrieval of data concerning Websites of third sector organizations: The Colombian, the Catalan case [Propuesta teórica para la sistematización, archivo y recuperación de los datos de los sitios Web de entidades del tercer sector: El caso Colombia – Cataluña1]), Transinformacao, .

https://doi.org/10.1590/2318-0889201931e180069

Martínez, C.. The struggles of everyday life: How children view, engage with advertising in mobile games), Convergence, .

https://doi.org/10.1177/1354856517743665

Feijoo, D.B., Bugueño, S., Sádaba, D.C., García-González, D.A. . Parents' and children's perception on social media advertising), Comunicar, .

https://doi.org/10.3916/C67-2021-08

Tatlow-Golden, M., Garde, A. . Digital food marketing to children: Exploitation, surveillance and rights violations), Global Food Security, .

https://doi.org/10.1016/j.gfs.2020.100423

Feijoo, B., Sádaba, C.. When mobile advertising is interesting: interaction of minors with ads and influencers’ sponsored content on social media), Communication and Society, .

https://doi.org/10.15581/003.35.3.15-31

Citas em Google Scholar

Martínez, C. (2017). The struggles of everyday life: How children view and engage with advertising in mobile games. Convergence, 1354856517743665.

https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1354856517743665

MARTÍNEZ, C. Targeting Children Online.

https://lucris.lub.lu.se/ws/files/19637631/e_spik_version_carolina.pdf

Fernandes, L. K. (2018). Infância urbana e novas tecnologias: uma análise pela perspectiva da criança.

http://repositorio.unb.br/handle/10482/32310

Fernandes, L. K., & Ferreira, J. (2017). Infância e tecnologia: um panorama metodológico das pesquisas qualitativas na área. CIAIQ 2017, 1. FERNANDES, Larissa Krüger; FERREIRA, Jane. Infância e tecnologia: um panorama metodológico das pesquisas qualitativas na área. CIAIQ 2017, 2017, vol. 1. Fernandes, Larissa Krüger, and Jane Ferreira. "Infância e tecnologia: um panorama metodológico das pesquisas qualitativas na área." CIAIQ 2017 1 (2017). BibTeX EndNote RefMan RefWorks

https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1385

CALVO, S. T., & RIU, L. M. (2019). Theoretical proposal of systematization, storage and retrieval of data concerning Websites of third sector organizations: the Colombian and the Catalan case. Transinformação, 31.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-37862019000100505&script=sci_arttext&tlng=es

Craveiro, P. S. U. (2016). ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIRECIONADAS A CRIANÇAS NA INTERNET.

http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/02/Estrategias-de-mkt-na-internet.pdf

Baixar

Métricas alternativas

Como citar

Marti-Pellón, D., & Saunders, P. (2015). Children’s exposure to advertising on games sites in Brazil and Spain. [Exposición infantil a anuncios en webs de juegos de Brasil y de España]. Comunicar, 45, 169-177. https://doi.org/10.3916/C45-2015-18

Compartilhar

           

Oxbridge Publishing House

4 White House Way

B91 1SE Sollihul United Kingdom

Administração

Redação

Creative Commons

Este site usa cookies para obter dados estatísticos sobre a navegação de seus usuários. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. +info X