Palavras chave
Infância, trilhas sonoras, audiovisual, cinema, televisão, significado, sentido, multimodal
Resumo
Os audiovisuais fazem parte da vida cotidiana das crianças. Eles constroem uma parte da realidade que muitas vezes é antecipada e, outras, substituída. Este artigo se interessa por uma das partes do binômio audiovisual, a trilha sonora, com a finalidade de conhecer seu significado e sentido a partir da própria interpretação infantil. Seus objetivos são determinar se as crianças percebem de modo diferente os clipes audiovisuais aos quais são expostas (som, imagem e tudo); estabelecer as possíveis diferenças na valorização que realizam comparando as modalidades de apresentação de som e imagem. Foram identificados 14 audiovisuais preferidos (filmes, séries, desenhos animados e reportagens) por parte de 115 crianças de 10 a 12 anos. Foram editados em três modalidades (apenas o som, apenas a imagem e tudo) e agrupados em séries de três clipes, que foram assistidos em sessões grupais por 547 crianças, espanholas e argentinas, com uma média de idade de 11 anos. Foi elaborado e aplicado um questionário de avaliação de clipes audiovisuais. Os resultados mostraram diferenças sobre o significado da trilha sonora em três das cinco categorias do questionário, destacando o predomínio significativo do som em séries, reportagens e, de maneira destacada, em filmes. Percebem-se pelo som (a música) elementos contextuais, espaço-tempo, a implicação afetiva, sentimentos e empatia, assim como a valorização da experiência.
Referências
Adorno, T.W. (2009). Disonancias/introducción a la sociología de la música (Vol. 14). Madrid: Akal. (https://goo.gl/W0TMQt) (2016-03-15).
Link DOI | Link Google Scholar
Barbero, M.I. (Coord.) (2006). Psicometría. Madrid: UNED.
Benjamin, W. (1983). La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica. In W. Benjamin (Ed.), Discursos interrumpidos (pp. 15-57). Madrid: Taurus.
Campbell, P.S. (2010). Songs in Their Heads: Music and its Meaning in Children’s Lives. Oxford: Oxford University Press. (https://goo.gl/IBzQhl) (2016-08-14).
Chion, M. (2013). L'audio-vision: Son et image au cinéma. Paris: Armand Colin. (https://goo.gl/bko3Ou) (2016-01-22).
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K (2013). Research Methods in Education. Hoboken: Taylor and Francis. (https://goo.gl/y4uQdu) (2016-02-18).
Del-Río, P., Álvarez, A., & Del-Río, M. (2004). Pigmalión. Informe sobre el impacto de la televisión en la infancia. Madrid: Fundación Infancia y Aprendizaje. (https://goo.gl/fEv3OZ) (2016-04-01).
Link DOI | Link Google Scholar
Eco, U. (1972). La estructura ausente. Barcelona: Lumen.
Fraile, T. (2007). El elemento musical en el cine. Un modelo de análisis. In J.J. Marzal, & F.J. Gómez (Eds.), Metodologías de análisis del film (pp. 527-538). Madrid: Edipo. (https://goo.gl/f5eBim) (2016-03-17).
Frith, S. (2001). Hacia una estética de la música popular. Lecturas en Etnomusicología. Madrid: Trotta.
Greimas, A., Bardón, S., & Sierra, F. (1973). En torno al sentido: Ensayos semióticos. Madrid: Fragua.
Link DOI | Link Google Scholar
Hauser, A., Tovar, A., & Varas-Reyes, F. (1969). Historia social de la literatura y el arte (Vol. 3). Madrid: Guadarrama.
Hollander, M., Wolfe, D.A., & Chicken, E. (2014). Nonparametric Statistical Methods. Hoboken: John Willey & Sons. (https://goo.gl/sp5KnA) (2016-01-30).
Igartua, J., & Muñiz, C. (2008). Identificación con los personajes y disfrute ante largometrajes de ficción. Una investigación empírica. Comunicación y Sociedad, 21(1), 25-52. (https://goo.gl/El3BMJ) (2016-07-15).
Koffka, K. (2013). Principles of Gestalt Psychology. London: Routledge. (https://goo.gl/lQ7d5W) (2016-05-29)
Kress, G., & Van-Leeuwen, T. (2001). Multimodal Discourse. The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Arnold. (https://goo.gl/ytSv0Z) (2016-01-16).
Link DOI | Link Google Scholar
McLaren, P., & Kincheloe, J. (2008). Pedagogía crítica: De qué hablamos, dónde estamos (Vol. 23). Barcelona: Graó. (https://goo.gl/aaVyYP) (2016-04-15).
Morley, D. (2003). Television, Audiences and Cultural Studies. London: Routledge. (https://goo.gl/QOcip4) (2016-01-08).
Peirce, C., Bonfantini, M., & Grassi, L. (1980). Semiotica: I fondamenti della semiotica cognitiva. Torino: Einaudi. (https://goo.gl/ong88r) (2015-12-06).
Pelinski, R. (2007). El oído alerta: Modos de escuchar el entorno sonoro. In Instituto Cervantes (Ed.), I Encuentro Iberoamericano sobre Paisajes Sonoros. Madrid: Centro Virtual Cervantes. (https://goo.gl/LB1oZS) (2016-05-23).
Perls, F. (1969). Gestalt Therapy Verbatim. Lafayette: Real People Press.
Piaget, J. (1975). La representación del mundo en el niño. Madrid: Morata.
Link DOI | Link Google Scholar
Porta, A. (2007). Músicas públicas, escuchas privadas: Hacia una lectura de la música popular contemporánea (Vol. 20). Valencia: Universitat de València. (https://goo.gl/ua9hgn) (2016-03-01)
Link DOI | Link Google Scholar
Porta, A. (2014). Los modos de escucha televisiva. In J. Gustems (Coord.), Música y audición en los géneros audiovisuales (pp. 53-67). Barcelona: Universitat de Barcelona. (https://goo.gl/OFo6mQ) (2016-01-26)
Link DOI | Link Google Scholar
Link DOI | Link Google Scholar
Swanwick, K. (1991). Música, pensamiento y educación (Vol. 24). Madrid: Morata. (https://goo.gl/pKrmmb) (2015-07-18).
Link DOI | Link Google Scholar
Vigotsky, L. (1996). Pensamiento y lenguaje. Teoría del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Buenos Aires: La Pléyade.
Xalabarder, C. (2006). Música de cine. Una ilusión óptica. Buenos Aires: LibrosEnRed. (https://goo.gl/PHTtce) (2016-02-07).
Technical information
Recebido: 19-10-2016
Revisado: 23-11-2016
Aceite: 13-03-2017
OnlineFirst: 15-05-2017
Data de publicação: 01-07-2017
Tempo de revisão do artigo: 35 dias | Tempo médio de revisão do número 52: 36 dias
Tempo de aceitação do artigo: 145 dias | Tempo médio de aceitação do número 52: 95 dias
Tempo de edição da pré-impressão: 210 dias | Tempo médio de edição pré-impressão do número 52: 160 dias
Tempo de processamento do artigo: 255 dias | Tempo médio de processamento do número 52: 205 dias
Métricas
Métricas deste artigo
Vistas: 40267
Leituras dos resumos: 30185
Descargas em PDF: 10082
Métricas completas do Comunicar 52
Vistas: 398333
Leituras dos resumos: 321482
Descargas em PDF: 76851
Citado por
Citas em Web of Science
Restrepo Betancur, Luis Fernando; Ocampo Quiceno, Maria Fernanda;. Preferred musical genres by university students from the city of Medellin, Colombia REVISTA VIRTUAL UNIVERSIDAD CATOLICA DEL NORTE , 2020.
https://doi.org/10.35575/rvucn.n59a9
Li; Yifeng;. Visual Education of Music Course for College Students Based on Human-Computer Interaction INTERNATIONAL JOURNAL OF EMERGING TECHNOLOGIES IN LEARNING , 2020.
https://doi.org/10.3991/ijet.v15i02.12535
Lorenzo-Quiles, O. The written press as an instrument of informal music education in the general population: content analysis of three Spanish newspapers CULTURE AND EDUCATION, 2022.
https://doi.org/10.1080/11356405.2022.2109267
Porta, A. Music as an audiovisual experience for children: what it tells them, what they understand and how they feel REVISTA ELECTRONICA COMPLUTENSE DE INVESTIGACION EN EDUCACION MUSICAL-RECIEM, 2022.
Citas em Scopus
Li, Y. . Visual education of music course for college students based on human-computer interaction), International Journal of Emerging Technologies in Learning, .
https://doi.org/10.3991/ijet.v15i02.12535
Murphy, Sharon. Sense-making and shared meaning in language and literacy education: Designing research-based literacy programs for children), Sense-Making and Shared Meaning in Language and Literacy Education: Designing Research-Based Literacy Programs for Children, .
Citas em Google Scholar
de Gobierno, C. D. D. C. I. DISPOSICIONES Y ACUERDOS GENERALES.
http://bous.us.es/2018/BOUS-05-2018/pdf/No5.pdf
Sabich, M. A. (2019). El relato ficcional televisivo con fines pedagógicos destinado a la primera infancia: una aproximación interdisciplinaria a los programas Medialuna y Amigos (Pakapaka). Catalejos. Revista sobre lectura, formación de lectores y literatura para niños, 4(8), 110-135.
http://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/catalejos/article/view/3245
Porta, A. BROADENING THE SCOPE OF MUSIC DIDACTICS: PERCEPTION OF THE SONIC ENVIRONMENT AS AN ITINERARY OF ANALYSIS AND LEARNING IN HIGHER EDUCATION.
Urbano Cayuela, R. Creación de marcas infantiles de animación transmedia y multipantallas:“Piny, Institute of New York” y “Cleo&Cuquin”/” Familia Telerín”.
http://rabida.uhu.es/dspace/handle/10272/16604
Porta, A. (2018). BROADENING THE SCOPE OF MUSIC DIDACTICS: PERCEPTION OF THE SONIC ENVIRONMENT AS AN ITINERARY OF ANALYSIS AND LEARNING IN HIGHER EDUCATION. In ICERI2018 Proceedings (pp. 3183-3190). IATED.
http://www.academia.edu/download/57917814/Broadening_the_scope_of_music_didactics_A_Porta.pdf
Métricas alternativas
Como citar
Porta-Navarro, A., & Herrera, L. (2017). Music and its significance in children favourite audiovisuals. [La música y sus significados en los audiovisuales preferidos por los niños]. Comunicar, 52, 83-92. https://doi.org/10.3916/C52-2017-08