Palavras chave
Infância, mídia, audiência, educação, valores, emoções, narrativas de ficção, desenhos animados
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar os valores e emoções transmitidos nos programas de televisão favoritos de meninos e meninas de 8 a 12 anos, de acordo com o tipo de estrutura. Com base na análise do consumo midiático referente aos participantes e seus pais, assim como os índices de audiência dos programas de ficção infantil, foram selecionadas duas séries de ficção para esta faixa etária («Doraemon» e «Código Lyoko», de estrutura narrativa e não-narrativa, respectivamente), e foi obtida uma análise de conteúdo de 86 episódios que foi validada por consenso de uma equipe de juízes. Os resultados mostram que ambos os programas exibem uma enorme gama de valores éticos e competências, sobretudo os valores vitais, enquanto os valores estéticos e transcendentais dificilmente são representados. Por outro lado, em «Código Lyoko» há maior presença de emoções complexas e algumas emoções básicas (como surpresa, ira, alegria e medo); já a tristeza aparece mais frequentemente em «Doraemon». Os resultados revelam que o nível de empatia representada nos personagens é baixo em ambas séries, ainda que ligeramente maior em «Código Lyoko». A relevância do estudo está no fato de proporcionar um procedimento útil para medir a adequação dos conteúdos midiáticos em relação com as características psicológicas da infância e contribuir para fundamentar, em bases sólidas, os programas de competência midiática, desde a primeira infância.
Referências
Aierbe, A., Oregui, E., & Bartau, I. (2014). ¿Es posible fomentar la atención y el desarrollo socio-personal a través de las narraciones audiovisuales de ficción infantil? Conference Proceedings CIMIE14 by AMIE. (http://goo.gl/0l16VP) (22-10-2014).
AIMC (2012). EGM: Niños en Internet. (http://goo.gl/sGHBMb) (02-01-2015).
Aritzeta, A., Pizarro, M., & Soroa, G. (2008). Emociones y educación. Donostia: Erein
Link DOI | Link Google Scholar
Bermejo, J. (2005). Narrativa audiovisual: investigación y aplicaciones. Madrid: Pirámide.
Bermejo, J. (2011). Consumo de los contenidos para la infancia en el nuevo escenario de la TDT. Telos, 87, 1-13. (https://goo.gl/8RMWcv) (25-09-2013).
Link DOI | Link Google Scholar
Link DOI | Link Google Scholar
Bringué, X. (2012). Publicidad infantil y estrategia persuasiva: un análisis de contenido. Zer, 6(10). (http://goo.gl/bkhKCt) (23-11-2015).
Bringué, X., & Sádaba, C. (2011). La generación interactiva en España: Niños y adolescentes ante las pantallas. Madrid: Foro Generaciones Interactivas y Fundación Telefónica. (http://goo.gl/3meACo) (23-11-2015).
Cánovas, P., & Sahuquillo, P.M. (2010). Educación familiar y mediación televisiva. Teoría de la Educación, 22(1), 117-140. (http://goo.gl/YwFaiE) (30-09-2012).
Chicharro, M. (2014). Jóvenes, ficción televisiva y videojuegos: espectáculo, tensión y entretenimiento. Tendencias generales de consumo. Revista de Estudios de Juventud, 106, 77-91.
CIDE/Instituto de la Mujer (2004). La diferencia sexual en el análisis de videojuegos. Madrid: Pardedós.
Conde, E. (1999). La experiencia de ver televisión: respuesta emocional a secuencias audiovisuales de miedo (Tesis Doctoral). Tenerife: Universidad de la Laguna.
Link DOI | Link Google Scholar
Del-Río, P., Álvarez, A. & Del-Río, M. (2004). Pigmalión: Informe sobre el impacto de la televisión en la infancia. Madrid: Fundación Infancia y Aprendizaje.
Donoso, T. (1992). Análisis de valores en niños de 8 a 10 años. Barcelona: Universidad de Barcelona. (http://goo.gl/s07RzS) (19-11-2013).
Elzo, J. (2009). La transmisión de valores a menores. Informe extraordinario de la Institución del Ararteko al Parlamento Vasco. (http://goo.gl/rkuGn2) (17-02-2014).
Ferrés, J. (1996). Televisión subliminal: Socialización mediante comunicaciones inadvertidas. Barcelona: Paidós.
Fuenzalida, V. (2005). Expectativas educativas de las audiencias televisivas. Bogotá: Norma.
Gabelas, J.A., & Lazo, C.M, (2008). Modos de intervención de los padres en el conflicto que supone el consumo de pantallas. Revista Latina de Comunicación Social, 63, 238-252.
Garmendia, M., Garitaonandia, C., Martínez, G., & Casado, M.A. (2011). Riesgos y seguridad en Internet: Los menores españoles en el contexto europeo. Bilbao: Universidad del País Vasco, EU-Kids Online. (http://goo.gl/RnDbmp) (20-10-2015).
Mong-Shan-Yang, M.A. (2006). Understanding the Effectiveness of Moral Mediation through Theories of Moral Reasoning. Ohio: The Ohio State University. (https://goo.gl/WhZwaa) (26-08-2013).
Link DOI | Link Google Scholar
Rajadell, N., Pujol, M.A., & Violant, V. (2005). Los dibujos animados como recurso de transmisión de valores educativos y culturales. Comunicar, 25. (http://goo.gl/tb3Uqa) (24-09-2013).
Rokeach, M. (1973). The Nature of Human Values. New York: Free Press.
Rokeach, M. (1979). Understanding Human Values: Individual and Societal. New York: Free Press.
Ros, N. (2007). El film ‘Shrek’: una posibilidad desde la educación artística para trabajar en la formación docente la lectura de la identidad y los valores. Revista Iberoamericana de Educación, 44(6), 1-12.
Sarabia, F.J., & Muñoz, J. (2009). Actitud y mediación de la familia hacia la exposición a Internet de los niños y adolescentes: Un enfoque de marketing. ESIC Market, 133(9), 161-189.
Sedeño, A.M. (2005). Emoción y hábitos de los niños frente a la televisión. Comunicar, 25(2).
Link DOI | Link Google Scholar
Link DOI | Link Google Scholar
Tur, V., & Grande, I. (2009). Violencia y prosocialidad en los contenidos televisivos infantiles visionados por menores en Alicante. Zer, 14(27), 33-59. (http://goo.gl/6qzA2B) (07-11-2012).
Technical information
Recebido: 23-07-2015
Revisado: 27-09-2015
Aceite: 23-11-2015
OnlineFirst: 15-02-2016
Data de publicação: 01-04-2016
Tempo de revisão do artigo: 66 dias | Tempo médio de revisão do número 47: 35 dias
Tempo de aceitação do artigo: 123 dias | Tempo médio de aceitação do número 47: 62 dias
Tempo de edição da pré-impressão: 208 dias | Tempo médio de edição pré-impressão do número 47: 147 dias
Tempo de processamento do artigo: 253 dias | Tempo médio de processamento do número 47: 192 dias
Métricas
Métricas deste artigo
Vistas: 48800
Leituras dos resumos: 40802
Descargas em PDF: 7998
Métricas completas do Comunicar 47
Vistas: 499973
Leituras dos resumos: 386940
Descargas em PDF: 113033
Citado por
Citas em Web of Science
Rodriguez Serrano, Aaron; Martin-Nunez, Marta; Gil-Soldevila, Samuel. Ludologic design and augmented reality. The game experience in Pokemon Go! (Niantic, 2016) REVISTA LATINA DE COMUNICACION SOCIAL, 2017.
https://doi.org/10.4185/RLCS-2017-1185
Vazquez-Miraz, Pedro. Presence of sexist violence as a social denunciation in children's animation "Courage, the cowardly dog" QUESTION, 2017.
Bermejo Berros, Jesus; Aierbe Barandiaran, Ana; Oregui Gonzalez, Eider; Bartau Rojas, Isabel. The influence of television stories on narrative abilities in children PSICOLOGICA, 2018.
https://doi.org/10.2478/psicolj-2018-0006
Tsortanidou, Xanthippi; Daradoumis, Thanasis; Barbera-Gregori, Elena;. Convergence among imagination, social-emotional learning and media literacy: an integrative literature review EARLY CHILD DEVELOPMENT AND CARE , 2020.
https://doi.org/10.1080/03004430.2020.1753720
#EANF#; . Parental Mediation of Internet Use from a Gender Perspective Revista electrónica de investigación educativa, 2020.
https://doi.org/10.24320/redie.2020.22.e02.2075
Manuel Perez-Martinez, Victor; Aparicio Vinacua, Beatriz; Dolores Rodriguez-Gonzalez, Maria;. BULLYING, RAPE, AND SUICIDE ON TWITTER: SECOND SEASON OF VIVAT ACADEMIA , 2020.
https://doi.org/10.15178/va.2020.153.137-168
Esther del Moral, Ma; Lopez-Bouzas, Nerea;. Different abilities as represented in animated films aimed at children: an inclusive gaze EDMETIC , 2021.
https://doi.org/10.21071/edmetic.v10i1.12851
Weckesser; Cintia;. Body and democracy: ways of being together in audiovisual productions for early childhood REVISTA INTERNACIONAL DE COMUNICACION Y DESARROLLO , 2020.
https://doi.org/10.15304/ricd.3.12.6655
Villarejo-Carballido, B; Pulido, CM; (...); Oliver, E. Young People's Voices and Science for Overcoming Toxic Relationships Represented in Sex Education INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, 2022.
https://doi.org/10.3390/ijerph19063316
Bolas, AL; Placer, PN; (...); Fernandez, BF. ENCOURAGEMENT TO THE CONSUMPTION OF TOYS THROUGH CHILD YOUTUBERS. A CASE STUDY INDEX COMUNICACION, 2022.
https://doi.org/10.33732/ixc/12/02Incita
Miro-Miro, D; Rodriguez, JC and Molina-Luque, F. Service-Learning and Initial Teaching Training: a transformative relationship between Rural School and University for the promotion of digital technologies Revista Complutense de Educacion, 2021.
Citas em Scopus
Aierbe, A., Oregui, E., Bartau, I. . Video games, parental mediation and gender socialization), Digital Education Review, .
Oregui, E., Aierbe, A., Bermejo, J.. Narrative skill, identification of values, countervalues in cartoons by primary education students), Anales de Psicologia, .
https://doi.org/10.6018/analesps.35.2.331441
Tsortanidou, X., Daradoumis, T., Barberá-Gregori, E. . Convergence among imagination, social-emotional learning and media literacy: an integrative literature review), Early Child Development and Care, .
https://doi.org/10.1080/03004430.2020.1753720
Rojas, I.B., Barandiaran, A.A., Gonzalez, E.O. . Parental mediation of internet use from a gender perspective | [Mediación parental del uso de Internet desde una perspectiva de género]), Revista Electronica de Investigacion Educativa, .
https://doi.org/10.24320/REDIE.2020.22.E02.2075
Oregui, E., Aierbe, A.. Structure of cartoons, narrative skills, perception of values/ countervalues in primary school / Estructura de los dibujos animados, habilidades narrativas y percepción de valores/ contravalores en Educación Primaria), Cultura y Educacion, .
https://doi.org/10.1080/11356405.2019.1630954
Berros, J.B., Barandiaran, A.A., González, E.O., Rojas, I.B.. The influence of television stories on narrative abilities in children [La influencia de las historias televisivas en las habilidades narrativas de niños/as.]), Psicologica, .
https://doi.org/10.2478/psicolj-2018-0006
Rodríguez Serrano, A., Martín-Núñez, M., Gil-Soldevila, S.. Ludologic design, augmented reality. The game experience in Pokémon Go! (Niantic, 2016) [Diseño ludológico y realidad aumentada. La experiencia de juego en Pokémon Go! (Niantic, 2016)]), Revista Latina de Comunicacion Social, .
https://doi.org/10.4185/RLCS-2017-1185
Villarejo-Carballido, B., Pulido, C.M., Zubiri-Esnaola, H., Oliver, E.. Young People’s Voices and Science for Overcoming Toxic Relationships Represented in Sex Education), International Journal of Environmental Research and Public Health, .
https://doi.org/10.3390/ijerph19063316
Miró-Miró, D., Rodríguez, J.C., Molina-Luque, F.. Service-learning and initial teaching training: A transformative relationship between rural school and university for the promotion of digital technologies ), Revista Complutense de Educacion, .
https://doi.org/10.5209/RCED.70859
Bolás, A.L., Placer, P.N., Elizaincín, A.V., Fernández, B.F.. ENCOURAGEMENT TO THE CONSUMPTION OF TOYS THROUGH CHILD YOUTUBERS. A CASE STUDY), Index.comunicacion, .
https://doi.org/10.33732/ixc/12/02Incita
Izquierdo-Castillo, J. . Public television and young audiences: Values and function in the digital age |), Analisi, .
Citas em Google Scholar
Oregui, E., Aierbe, A., Bermejo, J., & Bartau, I. (2017). Habilidades narrativas, valores y relatos personales digitales: una propuesta metodológica para Educación Primaria. Relatos Digitales en Educación Formal y Social, 130-146.
Berros, J. B., Barandiaran, A. A., González, E. O., & Rojas, I. B. (2018). The influence of television stories on narrative abilities in children. Psicológica Journal, 39(1), 118-141.
Kadan, Ö. G. G., & Aral, N. EVRENSEL DEĞERLERİN ÇİZGİ FİLMLER AÇISINDAN İNCELENMESİ.
http://www.jret.org/FileUpload/ks281142/File/13.gul_kadan.pdf
Serrano, A. R. (2017). Ludologic design and augmented reality. The game experience in Pokémon Go!(Niantic, 2016).
http://www.revistalatinacs.org/072paper/1185/35en.html
Serrano, A. R., Núñez, M. M., & Soldevilla, S. G. (2017). Diseño ludológico y realidad aumentada. La experiencia de juego en Pokémon Go!(Niantic, 2016). Revista Latina de Comunicación Social, (72), 667-678.
Métricas alternativas
Como citar
Aierbe-Barandiaran, A., & Oregui-González, E. (2016). Values and emotions in children’s audiovisual fictional narratives. [Valores y emociones en narraciones audiovisuales de ficción infantil]. Comunicar, 47, 69-77. https://doi.org/10.3916/C47-2016-07