Autora: Sabina Civila  Tradução: Vanessa Matos https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-155 A indexação de artigos no Google não é feita de maneira impecável. Por isso, é preciso prestar atenção e verificar se o artigo não está oculto. Embora cada caso seja diferente, apresentamos, na sequência, uma lista de aspectos que favorecem a indexação de documentos nesta rede. Acessibilidade: as […]

Autora: Sabina Civila  Tradução: Vanessa Matos

https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-155

A indexação de artigos no Google não é feita de maneira impecável. Por isso, é preciso prestar atenção e verificar se o artigo não está oculto. Embora cada caso seja diferente, apresentamos, na sequência, uma lista de aspectos que favorecem a indexação de documentos nesta rede.

  • Acessibilidade: as publicações devem ser hospedadas em uma página com conteúdo principalmente acadêmico. Sites pessoais, de imprensa ou páginas acadêmicas que mostram erros ou links quebrados não são identificados pelos motores de busca do Google. Além disso, o artigo pode ser removido pelo Google se for excluído ou desaparecer de seu local original.
  • Transparência: o documento não deve conter publicidade ou aspectos suspeitos, pois pode ser ignorado pela plataforma. O texto completo ou resumo deve estar disponível para usuários que seguem os links do Google Scholar.
  • Disponibilidade: todos os trabalhos indexados no Google devem estar disponíveis no formato .PDF e não exceder 5 MB. Além disso, nem os arquivos não convencionais nem os que contêm informações bibliográficas incompletas ou incorretas serão identificados pelos motores de busca. Se houver um grande número de versões do mesmo artigo, ele pode ser detectado como incorreto.
  • Tópico: embora nenhuma área de pesquisa seja priorizada, alguns tópicos ainda não receberam cobertura internacional suficiente e isso faz com que a indexação seja afetada.
  • Publicação: o imediatismo não é um dos pontos fortes do Google Scholar. Podem levar semanas ou meses para que um novo item seja adicionado.

Você também pode adicionar os artigos manualmente a partir de seu próprio perfil. É possível acessar o Google Scholar por meio do seguinte link: https://scholar.google.com

Entradas recientes