Autora: Águeda Delgado – Tradução: Lilian Ribeiro A socialização e divulgação do trabalho científico é um aspecto necessário em todo o processo da atividade acadêmica. Divulgar pesquisas e manter contato com a comunidade científica contribui para o crescimento da ciência. Leitores, autores e revisores, que em muitos casos coincidem na mesma pessoa, fazem uso das […]

Autora: Águeda Delgado – Tradução: Lilian Ribeiro

A socialização e divulgação do trabalho científico é um aspecto necessário em todo o processo da atividade acadêmica. Divulgar pesquisas e manter contato com a comunidade científica contribui para o crescimento da ciência. Leitores, autores e revisores, que em muitos casos coincidem na mesma pessoa, fazem uso das redes sociais acadêmicas para tornar visíveis seus perfis de pesquisa, porém, até a chegada de Publons, o trabalho do revisor passava despercebido nesses ambientes.

Os Publons surgiram em 2012 para destacar a figura do revisor e poder conectá-los às revistas científicas. É, portanto, uma plataforma virtual que registra, valida e torna visíveis as revisões científicas. Para incorporar revisões ao perfil Publons, uma vez cadastrado, existem diferentes possibilidades:

1. O revisor indica que fez uma revisão em um periódico e está aguardando a validação do periódico (se o periódico estiver cadastrado na plataforma).

2. O mais recomendado. Encaminhe à Publons o e-mail de agradecimento recebido pela revista ao final de uma revisão. Publons validará o e-mail e o incorporará automaticamente ao perfil.

Além disso, com a compra do Publons pela Clarivate Analytics, fundiu-se com a ResearchID, obtendo uma poderosa plataforma que integra todos os serviços para um pesquisador.

Além disso, com a compra do Publons pela Clarivate Analytics, fundiu-se com a ResearchID, obtendo uma poderosa plataforma que integra todos os serviços para um pesquisador.

Também se torna uma opção interessante para periódicos e editoras, permitindo acesso não só aos possíveis revisores, mas também ao seu currículo de pesquisa.

Em qualquer caso, é uma iniciativa com múltiplas vantagens tanto para os iniciantes como para os investigadores consolidados, pois não só destaca o trabalho do revisor, faz parte da Web of Science ou permite uma ligação fácil com o ORCID, mas também contribui para a divulgação. transparência no sistema de publicação científica, tornando visível o processo de revisão.

Entradas recientes