Tradução: Ana Montero*

Escrever um artigo científico supõe um esforço importante para um pesquisador e acadêmico, por isso é essencial assumir uma visão holística do processo para ter garantias de sucesso e conseguir publicá-lo na revista de referência na área de pesquisa do autor.

ana1O processo de publicação começa antes de começar a escrever, pois é necessário realizar um processo de análise e reflexão sobre o tema que está sendo estudado. Neste momento é fundamental a leitura para ter um conhecimento minucioso e detalhado do estado da arte, ou seja, o autor precisa ter um mapa preciso do que foi publicado antes a sua contribuição, quais são os temas relevantes,quais foram os avanços nos últimos anos, o que aportam os últimos trabalhos publicados na área do conhecimento, quem está trabalhando no mesmo assunto, como desenvolvem suas contribuições e a que conclusões chegaram etc. A partir das referências coletadas é possível projetar e propor qual será o valor do nosso artigo, medindo com precisão o que vai aportar de novo ao estado da questão.

Se durante esse processo forem feitas consultas bibliográficas relevantes, será possível enriquecer esse mapa com uma série de periódicos científicos referentes, entre os quais se selecionará a revista à qual o artigo será submetido, prestando especial atenção à normativa para autores.

ana2O próximo passo é a escrita do manuscrito. Em publicações anteriores da Escola de Autores já se fez referências às etapas a serem seguidas na redação de um artigo científico, em sua estrutura, independentemente de sua tipologia: revisão de literatura, artigo de pesquisa, relatório de pesquisa, estudo ou proposta, um artigo descrevendo uma metodologia ou um método novo. Nesse sentido, todos os artigos exigem um título de impacto, claro e conciso; um resumo e palavras-chave que destacam o mais relevante do conteúdo e ajudam o leitor a saber o que encontrará no texto; uma introdução ou fundamentação teórica em consonância com o objetivo ou intenção do artigo, que demonstre um profundo conhecimento do tema e do estado do arte; materiais e métodos que demonstrem rigor científico inquestionável; resultados que delimitem e valorizem as contribuições desse novo trabalho; discussão e conclusões.

Antes de enviar o artigo para a revista, lembramos da necessidade de ler cuidadosamente a normativa, as instruções sobre o processo de envio e prestar atenção ao processo de “check-list“. Ao mesmo tempo, e tentando não morrer nesse processo trabalhoso, insistimos na conveniência de solicitar a leitura de um colega, os chamados “pares amigos“, que nos fornecerão uma leitura crítica e compreensiva do artigo.

ana3Por fim, e não menos importante, se o autor pretende que seu artigo seja considerado “um bom artigo”, é obrigatório contribuir para a divulgação do artigo, desde a publicação da “pré-print”. Compartilhar o artigo publicado com outros autores é a essência da transferência do conhecimento para a sociedade, para a qual o autor tem à sua disposição redes sociais, científicas e comuns, portais especializados em conteúdo científico, rede de contatos de especialistas sobre o tema, portais institucionais de universidades, bibliotecas ou centros de pesquisa. Esse processo de divulgação para alcançar o maior impacto científico do artigo é justamente que traz um valor substancial ao trabalho árduo de obter um bom artigo publicado sem morrer na tentativa. É o compromisso de cada pesquisador, de cada autor, com sua carreira profissional e com suas linhas de pesquisa, compartilhando seus artigos com a comunidade.

Autora: Rosa García Ruiz –  Link para o texto original em espanhol  AQUI.

Ana Montero*

Ana Carine García Montero (Universidade de Huelva/Espanha). Doutora em Comunicação (Educomunicação & Media Literacy); Mestra em Educação (Universidade Federal de Santa Catarina); Master em Comunicação e Educação Audiovisual (Universidade de Andaluzia); Especialista em Marketing e em Jornalismo (UFSC). Jornalista (UFSC). Colaboradora na Equipe de tradução espanhol-português da Escola de Autores da Revista Comunicar.

Entradas recientes