Palavras chave

Cinema, surrealismo, vanguardas históricas, formalismo, alfabetização fílmica, tecnologia

Resumo

Através deste ensaio, pretende-se ressaltar o papel que as vanguardas históricas desempenharam na construção do discurso cinematográfico. Tal papel é fundamental para o reconhecimento do cinema como arte e para a constituição de um discurso visual e textual que se reflete no cinema do denominado “Modo de representação institucional”: o cinema norte-americano que vai dos anos 20 aos 40. Para compreender o papel dos movimentos artísticos que criaram novos paradigmas para a arte em geral, é necessário conhecer seus princípios e o contexto do nascimento da nova forma de ver e de representar/refletir o mundo. A promoção de uma autêntica “alfabetização fílmica” deve ter como foco o nascimento do cinema e de seu ambiente, porque somente através de um olhar mais aprofundado no século XIX é possível ler tudo o que está além da criação dos irmãos Lumière. Em suma, neste trabalho se pretende destacar que o cinema não só se inscreve no seu próprio tempo, mas que, ao mesmo tempo, está lançando um novo paradigma, ainda a ser descoberto, para todas as artes no século XX.

Referências

Bergala, A. (2002). L’Hypothèse Cinéma. «Les Cahiers du Cinéma».

Link Google Scholar

Chancel, D. (2001). L’Europe à l’écran : le cinéma et l’enseignement de l’Histoire. Consejo de Europa.

Link Google Scholar

Feenstra, P. (2009). Mémoire du cinéma espagnol (1975-2007). CinemAction, 130. Corlet Publications. Condé-sur-Noireau. 2009.

Link Google Scholar

Ferro, M. (1975). Analyse de films, analyse de sociétés. Hachette.

Link Google Scholar

Ferro, M. (1984). Film et Histoire, Editions Sociales, Paris.

Link Google Scholar

Gorgues-Zamora, R. & Goberna-Torrent, J.J. (1998). El cine en la clase de historia. Comunicar, 11.

Link Google Scholar

Halbwachs, M. (1950). La mémoire collective. Versión numérica; 32. Coll. «Les Classiques des Sciences Sociales», Universidad de Quebec, Chicoutimi.

Link Google Scholar

Marzal, J. (2007). El análisis fílmico en la era de las multipantallas. Comunicar, 29; 63-68.

Link Google Scholar

Renoir, J. (1979). Entretiens et propos. Cahiers du Cinéma. Hors-série.

Link Google Scholar

Zunzunegui, S. (2007). Acerca del análisis fílmico: el estado de los cosas, Comunicar, 29 ; 51-28.

Link Google Scholar

Fundref

Este trabalho não tem nenhum apoio financeiro

Crossmark

Technical information

Métricas

Métricas deste artigo

Vistas: 40127

Leituras dos resumos: 33284

Descargas em PDF: 6843

Métricas completas do Comunicar 35

Vistas: 840792

Leituras dos resumos: 669222

Descargas em PDF: 171570

Citado por

Citas em Web of Science

Chisvert Tarazona, Maria Jose. The social responsibility of universities through the prism of cinematic memory REDU-REVISTA DE DOCENCIA UNIVERSITARIA, 2013.

Link Google Scholar

Chamorro Maldonado, Miguel. History and Fiction: a Debate that is not Enough to Understand the Reality COMUNICACION Y MEDIOS, 2014.

https://doi.org/10.5354/0719-1529.2014.29928

Falcon, Laia; Jose Diaz-Aguado, Ma. Adolescent Students as Media Fictional Characters COMUNICAR, 2014.

https://doi.org/10.3916/C42-2014-14

Gonzalez Garcia, Maria. Cinema and literature for learning basic skills: semiotic and educational links EDUCATIO SIGLO XXI, 2015.

https://doi.org/10.6018/j/222551

Sevillano Garcia, Ma Luisa; de la Torre de la Torre, Saturnino; Carreras Nadal, Carlos. THE CINEMA, AN EDUCATIONAL RESOURCE. 18 YEARS OF RESEARCH BY GIAD GROUP PIXEL-BIT- REVISTA DE MEDIOS Y EDUCACION, 2015.

Link Google Scholar

Martinez-Cerda, Juan-Francisco; Pegurer Caprino, Monica; Torrent-Sellens, Joan. TEACHERS AND STUDENTS: WORKING 21ST CENTURY SKILLS THROUGH MEDIA EDUCATION EDULEARN Proceedings, 2015.

Link Google Scholar

Moya Jorge, Tamara. Towards a film literacy canon: identification and multicultural analysis of the contents used in film education with pre-university students in Spain COMMUNICATION & SOCIETY-SPAIN, 2019.

https://doi.org/10.15581/003.32.1.235-249

Pacheco, Raquel; Juliana, Mirna. Making Films in a Brazilian's Slum with Children: a Participant Observation Research JOURNAL OF SCIENCE AND TECHNOLOGY OF THE ARTS, 2019.

https://doi.org/10.7559/citarj.v11i1.591

Reia-Baptista, Vitor. Film Literacy: Media Appropriations with Examples from the European Film Context COMUNICAR, 2012.

https://doi.org/10.3916/C39-2012-02-08

Aybar-Cabezudo, O.; Espinoza-Robles, L.; Gallardo-Echenique, E.;. COMEDY AS A SUCCESS FORMULA IN PERUVIAN CINEMA 14TH INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE (INTED2020) , 2020.

Link Google Scholar

Citas em Scopus

Reia-Baptista, V.. Film literacy: Media appropriations with examples from the european film context), Comunicar, .

https://doi.org/10.3916/C39-2012-02-08

Falcón Díaz-Aguado, L., Díaz-Aguado, M.J.. Adolescent students as media fictional characters), Comunicar, .

https://doi.org/10.3916/C42-2014-14

Jorge, T.M.. Towards a film literacy canon: Identification, multicultural analysis of the contents used in film education with pre-university students in Spain), Communication and Society, .

https://doi.org/10.15581/003.32.1.235-249

Pacheco, R., Juliana, M.. Making films in a Brazilian’s slum with children: A participant observation research), Journal of Science, Technology of the Arts, .

https://doi.org/10.7559/citarj.v11i1.591

Citas em Google Scholar

Actualmente não há citações a este documento

Baixar

Métricas alternativas

Como citar

Clarembeaux, M. (2010). Film education: Memory and heritage. [Educación en cine: Memoria y patrimonio]. Comunicar, 35, 25-32. https://doi.org/10.3916/C35-2010-02-02

Compartilhar

           

Oxbridge Publishing House

4 White House Way

B91 1SE Sollihul United Kingdom

Administração

Redação

Creative Commons

Este site usa cookies para obter dados estatísticos sobre a navegação de seus usuários. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. +info X