Palavras chave

Arte, pensamento crítico, teoria política, novas mídias, ativismo audiovisual, arte audiovisual, movimento de protesto, criação audiovisual

Resumo

A relação entre os signos e a ação humana representa um dos temas mais estudados no campo da arte e da comunicação. O ser humano produz incessantemente novos discursos e novos dispositivos discursivos, de modo que a pergunta sobre a relação signos/ação não se mantém apenas aberta, mas se ramifica e forma híbridos com outros materiais. O presente trabalho se dedica a explorar uma de suas ramificações. Realizou-se uma indagação teórica a respeito dos fundamentos do videoartivismo, com o objetivo de produzir uma delimitação conceitual. Para tanto, define-se o objeto de estudo e descrevem-se os antecedentes históricos e fontes básicas de influência que permitem traçar um mapa dos campos de aplicação em práticas docentes ou pesquisas empíricas. Apresentam-se, então, os resultados da revisão bibliográfica de fontes acadêmicas, bem como artísticas e ativistas, inquiridas por meio de um conjunto de critérios e padrões sobre os traços diferenciais por meio dos quais reconhecem e se autorreconhecem como artivistas. Descrevem-se seis qualidades identificadas: função de intervenção, código híbrido, contra dominação, disruptividade, desautorização e subversão, que pretendem consolidar os processos, os procedimentos, os sujeitos e a forma específica pela qual o artivismo impacta a sociedade. De igual modo, o texto aborda casos selecionados como modelos conceituais de ratificação dos pressupostos teóricos utilizados para descrever sua capacidade de transformação.

Ver infografia

Referências

Aznar-Almazan, Y., & Iñigo-Calvo, M. (2007). Arte, política y activismo. Concinnitas, 1(10), 65-77. https://goo.gl/qX68fn

Link Google Scholar

Bourdieu, P. (2008). ¿Qué significa hablar? Economía de los intercambios lingüísticos. Madrid: Akal.

Link Google Scholar

Bourriaud, N. (2008). Estética relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.

Link Google Scholar

Boyd, A., & Mitchell, D. (2012). Beautiful trouble. A toolbox for revolution. New York / London: OR Books.

Link Google Scholar

Castells, M. (2007). Communication, Power and counter. Power in the network society. International Journal of Communication, 1, 238-266. https://bit.ly/1a1x2Cz

Link Google Scholar

Chéroux, C. (2013). ¿Qué hemos visto del 11 de septiembre? In G. Didi-Huberman, C. Chéroux, & J. Arnaldo (Eds.), Cuando las imágenes tocan lo real (pp. 37-68). Madrid: Círculo de Bellas Artes.

Link Google Scholar

Comolli, J.L. (2009). Malas compañías: Documento y espectáculo. Cuadernos de Cine Documental, 3, 76-89. https://doi.org/10.14409/ccd.v1i3.3978

Link DOI | Link Google Scholar

Delgado, M. (2013). Artivismo y pospolítica. Sobre estetización de las luchas sociales en contextos urbanos. Quaderns-e, 18(2), 68-80. https://bit.ly/2rCNCKZ

Link Google Scholar

DoleŽel, L. (1999). Estudios de poética y teoría de la ficción. Murcia: Universidad de Murcia.

Link Google Scholar

Fontcuberta, J. (2011). Por un manifiesto postfotográfico. La Vanguardia, 2011-05-11. https://bit.ly/1wDvr1R

Link Google Scholar

Foucault, M. (1980). Microfísica del poder. Madrid: La Piqueta.

Link Google Scholar

Galt, R., & Schoonover, K. (2010). Global art cinema: Nee theories and histories. Oxford: Oxford University Press.

Link Google Scholar

Garcia-Andujar, D. (2009). Reflexiones de cambio desde la práctica artística. In J. Carrión, & L. Sandoval (Eds.), Infraestructuras emergentes (pp.100-103). Valencia: Barra Diagonal.

Link Google Scholar

Garcia-Martínez, A.N. (2006). La traición de las imágenes. Mecanismos y estrategias retóricas de la falsificación audiovisual. Zer, 22, 301-322. https://bit.ly/2IE0cA2

Link Google Scholar

Gombrich, E.H. (2003). Los usos de las imágenes. Estudios sobre la función social del arte y la comunicación visual. Barcelona: Debate.

Link Google Scholar

Gonzalez-Requena, J. (2003). Teoría de la verdad. Trama y Fondo, 14, 75-94. https://bit.ly/2jf8fJ8

Link Google Scholar

Gordo, A.J., & Serrano, A. (Coords.) (2008). Estrategias y prácticas cualitativas de investigación social. Madrid: Pearson-Prentice Hall.

Link Google Scholar

Goris, Y. (2017). Activism, artivism and beyond. Inspiring initiatives of civic power. Amsterdam: Partos.

Link Google Scholar

Jordan, J. (2017). Artivism. Injecting imagination into degrowth. [blog, 2017-01-17]. https://bit.ly/2kdUKti

Link Google Scholar

Kuhn, T.S. (1975). La estructura de las revoluciones científicas. México: Fondo de Cultura Económica.

Link Google Scholar

Laddaga, R. (2006). Estética de la emergencia. La formación de otra cultura de las artes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.

Link Google Scholar

Leone, M. (2012). Breve introducción a la semiótica de protesta. CIC Cuadernos de Información y Comunicación, 17, 161-173. https://doi.org/10.5209/rev_CIYC.2012.v17.39262

Link DOI | Link Google Scholar

Linares, A. (1976). Cine militante. Madrid: Castellote.

Link Google Scholar

Lister, M. (2018). 37 staggering video marketing statistics for 2018. Worldstream. [blog, 2018-05-01]. https://bit.ly/2ki7ZJD

Link Google Scholar

Marti-Font, J.M. (2014). Román Gubern: La iconosfera es tan densa y abundante que hace invisibles las imágenes. El Periódico, 2014-07-06. https://bit.ly/2kb9s48

Link Google Scholar

Mateos, C. & Sedeño, A. (2015). Videoactivismo y autoría colectiva. In D. Montero & F. Sierra (Eds.), Videoactivismo y movimientos sociales. Teoría y praxis de las multitudes conectadas (pp. 298-331). Barcelona: Gedisa/CIESPAL.

Link Google Scholar

Mateos, C. (2013). La narrativa audiovisual informativa: Transmediación, hibridación y nuevos retos para los medios online. In V. Guarinos-Galán, & A. Sedeño-Valdellós (Coords.), Narrativas audiovisuales digitales. Convergencia de medios, multiculturalidad y transmedia (pp. 71-114). Madrid: Fragua.

Link Google Scholar

Mateos, C., & Rajas, M. (2014). Videoactivismo: concepto y rasgos. In G. Bustos, M. Camuñas, P. De-la-Fuente, M. Galán, L. Lanchares, C. Mateos, … R. Salillas (2014), Videoactivismo, acción política cámara en mano (pp. 15-56). La Laguna: SLCS.

Link Google Scholar

Mercy Corps (Ed.) (2018). Art & activism [Blog]. https://bit.ly/2kfeQmS

Link Google Scholar

Nietzsche, F., & Vaihinger, H. (1990). Sobre verdad y mentira. Madrid: Tecnos.

Link Google Scholar

Ortega-Centella, V. (2015). El artivismo como acción estratégica de nuevas narrativas artístico-políticas. Calle14, 10(15), 100-111. https://bit.ly/2k9WRy6

Link Google Scholar

O´Guinn, T., Allen, C., Close Scheinbaum, A., & Semenik, R.J. (2015). Advertising and integrated brand promotion. Boston: Cengage.

Link Google Scholar

Reinsborough, P., & Canning, D. (2010). Re:Imagining change. How to use story based strategy to win campaigns, build movements, and change the world. Oakland: PM Press.

Link Google Scholar

Ruiz-Olabuenaga, J.I. (2012). Teoría y práctica de la investigación cualitativa. Bilbao: Universidad de Deusto.

Link Google Scholar

Stangos, N. (2006). Conceptos del arte moderno. Madrid: Alianza.

Link Google Scholar

The Trapese Collective (2007). Do it yourself: A handbook for changing our world. London: Pluto Press.

Link Google Scholar

Toole, M.J. (2000). Enfermedades transmisibles y su control. In E. Noji, & K. Eric (Eds.), Impacto de los desastres en la salud pública (pp. 79-100). Bogotá: Organización Panamericana de Salud.

Link Google Scholar

Verson, J. (2007). Why We Need Cultural Activism. In The Trapese Collective (Eds.), Do it yourself: A handbook for changing our world (pp. 171-186). London: Pluto Press.

Link Google Scholar

Fundref

Este trabalho não tem nenhum apoio financeiro

Crossmark

Technical information

Recebido: 28-02-2018

Revisado: 12-04-2018

Aceite: 18-05-2018

OnlineFirst: 15-07-2018

Data de publicação: 01-10-2018

Tempo de revisão do artigo: 42 dias | Tempo médio de revisão do número 57: 38 dias

Tempo de aceitação do artigo: 78 dias | Tempo médio de aceitação do número 57: 76 dias

Tempo de edição da pré-impressão: 169 dias | Tempo médio de edição pré-impressão do número 57: 177 dias

Tempo de processamento do artigo: 214 dias | Tempo médio de processamento do número 57: 222 dias

Métricas

Métricas deste artigo

Vistas: 34686

Leituras dos resumos: 31655

Descargas em PDF: 3031

Métricas completas do Comunicar 57

Vistas: 353377

Leituras dos resumos: 290385

Descargas em PDF: 62992

Citado por

Citas em Web of Science

Arauna, Nuria; Quilez, Laia;. Feminist practices in contemporary Spanish documentary cinema. Reflections under the analysis of La casa de mi padre (Francina Verdes, 2014) and Mater Amatisima (Maria Ruido, 2018) ARTE INDIVIDUO Y SOCIEDAD , 2021.

https://doi.org/10.5209/aris.67516

Suing, Abel; Carpio Jimenez, Lilia; . Aesthetics and audiovisual narrative of the catholic youtubers QUESTION, 2020.

https://doi.org/10.24215/16696581e464

Ordonez, K; Davila, F; (...); Gonzalez, V. The challenges of Ecuadorian audiovisual production vs. Netflix's offerings PROCEEDINGS OF 2021 16TH IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (CISTI'2021), 2021.

Link Google Scholar

Citas em Scopus

Araüna, N., Quílez, L. . Feminist practices in contemporary Spanish documentary cinema. Reflections under the analysis of La casa de mi padre (Francina Verdés, 2014) and Mater Amatísima (María Ruido, 2018) | [Prácticas feministas en el cine documental español contemporáneo. Reflexiones a partir del análisis de La casa de mi padre (Francina Verdés, 2014) y Mater Amatísima (María Ruido, 2018)]), Arte, Individuo y Sociedad, .

https://doi.org/10.5209/ARIS.67516

Presley, R. . Embodied Liminality and Gendered State Violence: Artivist Expressions in the MMIW Movement), Journal of International Women's Studies, .

Link Google Scholar

Ramírez-Hurtado, C., Massó-Guijarro, B.. Raptivism on YouTube: Studying the Response of Videoart Prosumers to School Bullying in Spain), Pedagogika, .

https://doi.org/10.15823/p.2021.143.7

Ordonez, K., Davila, F., Suing, A., Gonzalez, V. . The challenges of Ecuadorian audiovisual production vs. Netflix's offeringsd), Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI, .

https://doi.org/10.23919/CISTI52073.2021.9476256

Barahona-Henry, E., Paz-Delgado, C.L., Giner-Gomis, A.V. . Implementing the Methodological Script as a University Curricular Experience for the Development of Teamwork Competence ), Revista Electronica Educare, .

https://doi.org/10.15359/REE.26-3.10

Citas em Google Scholar

Presley, R. (2020). Embodied Liminality and Gendered State Violence: Artivist Expressions in the MMIW Movement. Journal of International Women's Studies, 21(7), 91-109.

https://vc.bridgew.edu/jiws/vol21/iss7/8/

Marija Milanović, S. (2019). АРТИВИЗАМ И СУБВЕРЗИВНО ДЕЛОВАЊЕ КАО СТРАТЕГИЈА ОТПОРА РОДНОЈ ДИСКРИМИНАЦИЈИ. Српска политичка мисао, 1(3/Spec), 125-138.

https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=878904

Araüna, N., & Quílez, L. Prácticas feministas en el cine documental español contemporáneo.: Reflexiones a partir del análisis de La casa de mi padre (Francina Verdés, 2014) y Mater Amatísima (María Ruido, 2018). Arte, individuo y sociedad, 33(1), 105-119.

https://revistas.ucm.es/index.php/ARIS/article/download/67516/4564456554937

Quílez, L., & Arauna, N. (2021). Prácticas feministas en el cine documental español contemporáneo. Reflexiones a partir del análisis de La casa de mi padre (Francina Verdés, 2014) y Mater Amatísima (María Ruido, 2018). Arte, Individuo y Sociedad, 33(1), 15.

...

Baixar

Métricas alternativas

Como citar

Mateos, C., & Sedeño, A. (2018). Video artivism: The poetics of symbolic conflict. [Videoartivismo: Poética del conflicto simbólico]. Comunicar, 57, 49-58. https://doi.org/10.3916/C57-2018-05

Compartilhar

           

Oxbridge Publishing House

4 White House Way

B91 1SE Sollihul United Kingdom

Administração

Redação

Creative Commons

Este site usa cookies para obter dados estatísticos sobre a navegação de seus usuários. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. +info X