Os critérios de qualidade da revista «Comunicar» são os indicadores objetivos que comprometem um processo sério e rigoroso de edição, são o aval para autores, revisores, colaboradores e leitores de que todos nossos artigos atendem a máxima exigência e alcançam maior impacto. “Comunicar” aplica um conjunto de padrões que garantem um trato rigoroso e profissional a todos os protagonistas no processo de avaliação de artigos, revisão científica, correção, edição e difusão dos artigos.

IMPACTO E PRESTÍGIO: A Revista «Comunicar» está posicionada no primeiro quartil dos índices de qualidade das publicações mais prestigiosas por seu impacto e prestígio no mundo: Q1 no Journal Citation Reports (JCR) no campo de Comunicação e Educação; Q1 em SCOPUS (SJR) em Estudos Culturais, Comunicação e Educação; Q1 em Scopus (CiteScore) em Estudos Culturais, Comunicação e Educação. É uma Revista com selo de Excelência 2016/19,renovado até 2020, em FECYT; Inserida em ERIH +. Em Google Scholar Metrics é a 1º melhor revista indexada em espanhol em todas as áreas (H: 55; 18.872 citações). A Revista está presente em 726 bases de dados internacionais: 98 bases de dados internacionais, 12 plataformas de avaliação de publicações, 7 diretórios seletivos 13 bases de dados bibliográficas, 12 hemerotecas seletivas, 19 portais especializados, 25 buscadores de literatura científica de acesso aberto, 22 catálogos de bibliotecas e 498 catálogos de bibliotecas universitárias em todo o mundo.

VISIBILIDADE E ACESSO: «Comunicar» mantém uma política aberta e partilhada de acesso ao conhecimento, tendo todos os 1800 artigos publicados, em duas versões (língua castelhana e inglesa), disponível na web de forma totalmente gratuita. Além de ser uma publicação bilíngue, por sua vocação internacional, a web conta com versões em quatro idiomas: espanhol, inglês, português e chinês. A visibilidade internacional de «Comunicar» é gerada por suas múltiplas plataformas de acesso (ePub, pdf, html, xml), em diferentes redes sociais acadêmicas (AcademiaEdu, ResearchGate) e genéricas (Flickr, Baidu, YouTube, Weibo), identificadores de autores (ORCID, ResearcherID, Scopus), assim como em gestores documentais como Mendeley, RefWoks e EndNote.

PONTUALIDADE E SERIEDADE: A periodicidade da publicação (quadrimestral) garante um fluxo eficiente de manuscritos. Explicita rigorosante as normas, o autor pode acompanhar as diferentes partes do processo: a) Fase prévia de aceitação / rejeição de manuscritos (máximo 30 dias); B) Fase de avaliação de manuscritos para rejeição ou aceitação (máximo 100 dias); C) Edição dos textos em pré-impressão em espanhol e inglês; D) Publicidade do número online e impresso. Cada passo do processo está definido meticulosamente. Os autores recebem uma comunicação direta do Comitê Editorial de todo o processo: mudanças sugeridas por revisores, melhoras estilísticas ...

RIGOR DO PROCESSO: «Comunicar» garante um rigoroso e transparente sistema anônimo de avaliação por pares (peer review) por meio de um Conselho Internacional de Revisores (CIR) de 764 investigadores de meia centena de países dos cinco continentes, especialistas em comunicação e educação. Funciona como revista de excelência, em um modelo com garantias dentro de um ajustado e exigente processo, no qual cada artigo é submetido a um mínimo de cinco revisões cegas, por especialistas no tema, excluindo a endogamia e tendendo sempre a uma difusão do conhecimento original com projeção internacional.

ÉTICA E COMPROMISSO: A Revista «Comunicar» tem um código de ética que garante os direitos e deveres da comunidade científica: autores, revisores e editores. O Código de Ética «Comunicar», com base no Comit Internacional de Ética de Publicaciones (COPE), regula os compromissos que adquirem todos os autores: de originalidade na autoria da obra, acesso à informação, conflito de interesses, correção de erros e responsabilidade. Os revisores, por sua vez, estão comprometidos com a crítica honesta e construtiva, respeitar os prazos, confidencialidade e objetividade máxima para evitar redundâncias ou conflito de interesses. Finalmente, os editores garantem a ética e o compromisso da «Comunicar», assumindo uma prática honesta e objetiva, velando pela seleção ideal de revisores, a confidencialidade e o máximo respeito aos prazos estabelecidos.

GESTÃO EDITORIAL: «Comunicar» garante a qualidade do processo editorial por meio da plataforma OJS 3. Ao rigor científico dos textos soma-se um esmero editorial baseado no trabalho de revisores, departamento estilístico em espanhol e inglês (com colaboradores da Universidade de Chester, da Universidade de Manchester, Hong Kong Baptiste University, Universidade de Brasília...) um layout profissional e adaptação a diferentes formatos de edição on-line (ePub, issue, xml, formatos preprint y print). A revista oferece um processo editorial serio e rigoroso, acessível na web e transparente para o autor em todo o processo, explicado em detalhes com documentos para download: regulamentos, verificação pré-envio, formato de envio, normas de citação, normalização de crédito de autores e dos serviços postais, manual de envio, carta de apresentação, protocolo de revisões.

COMUNIDADE CIENTÍFICA: Conta com uma importante comunidade científica de autores exclusivos (1752), os revisores (764) e leitores em todo o mundo. Uma sólida equipe editorial que colabora de forma intensa no crescimento e na consolidação dessa comunidade constituída por: Conselho Editorial (Editor Chefe e Editores Adjuntos), Comitê Científico (de diferentes países e universidades), Conselho Internacional de Revisores, Conselho Editorial (com acadêmicos especializados em diferentes áreas), bem como um Conselho Técnico especializado em web design e e-learning. Toda esta equipe garante a mais alta qualidade científica, estilística, formal e ética do processo editorial de «Comunicar».

TECNOLOGIAS EMERGENTES: Tanto o processo editorial quanto o processo de difusão e impacto continuará adaptando-se com o avanço das tecnologias emergentes que implicam ajuste e flexibilização dos formatos, uma atualização dos modelos de comunicação com os autores, bem como das plataformas usadas para a gestão editorial (OJS 3.0) e do processo necessário para a difusão global e internacional dos artigos publicados. Por isso, «Comunicar» está entre as principais revistas, com uma rede de colaboradores internacionais e utilização estratégica de redes de alcance máximo e impacto em artigos publicados.

ORIGINALIDAD Y PROGRESO: Em «Comunicar» a originalidade do trabalho apresentado é uma das prioridades, por esta razão, todos os artigos submetidos são sujeitos a controles de plágio com o programa profissional de revistas científicas (CrossCheck). De acordo com as regras da revista, plágio ou autoplágio é motivo para a rejeição automática de um trabalho. Somente são publicados trabalhos originais e inéditos que assegurem um verdadeiro progresso nos resultados apresentados e forneçam dados relevantes e interessantes à comunidade científica. A este respeito, as publicações da revista são voltadas para o progresso da ciência no campo da "educomunicação".

EL AUTOR COMO MÁXIMA: Em «Comunicar» o autor é a figura-chave que sustenta e dá sentido a todo o processo de publicação, priorizando a originalidade e a novidade. «Comunicar» aspira a uma maior visibilidade, excelência acadêmica e respeito pela autoria. Cada artigo publicado fornece informações detalhadas sobre como citar, sua atualização web (Crossmark), seu apoio internacional (FundRef), dados estatísticos, fontes primárias com hiperlinks, métricas de impacto (PlumX, Dimensions)...



Loading

www.grupocomunicar.com

grupocomunicar.com Google Play Grupo Comunicar Grupo Comunicar Mail Mail

Esta web utiliza cookies para obtener datos estadísticos de la navegación de sus usuarios. Si continúas navegando consideramos que aceptas su uso. Más información X Cerrar