Palavras chave

Metaversos, representatividad, musical, música, crossmedia, secondlife, virtual, Internet

Resumo

Os lugares de representação da música têm sido definidos pela equivalência entre seu valor expressivo e o valor de transmissão. Nesse jogo dialético-comunicativo os meios de comunicação têm desempenhado um papel determinante como espaços mediados: desde um sonho musical radiofônico a uma visualização da representação da música nas telas, até chegar a uma exposição multimodal graças à integração das mídias existentes atualmente, onde a música tem sido amplificada desde sua atividade produtiva até a de consumo. É justo nesse «cruzamento de mídias» que surge o interesse nessa pesquisa, e particularmente na sua extensão mais integradora e interativa: os mundos imersivos. O objetivo pretendido é o de realizar a caracterização dos ambientes imersivos musicais, a partir de uma análise dos mais utilizados como espaços de representação. A técnica documental foi o método utilizado a fim de obter: a) um censo dos espaços imersivos musicais atuais, e b) uma análise funcional de casos significativos. A partir dessas análises serão expostas diversas possibilidades de aplicação dos ambientes imersivos, tanto sob um ponto de vista técnico como de sua capacidade como meio interativo. Em suma, realiza-se uma avaliação sobre a oportunidade que estes metaversos oferecem à representação musical na qual, em forma de discussão, são suscitados futuros cenários.

Referências

Aguilera, M.D; Adell, J.E. & Borges, E. (2010). Apropiaciones imaginativas de la música en los nuevos escenarios comunicativos. Comunicar, 34, XVII; 35-44.

Link DOI | Link Google Scholar

Álvarez García, S. (2010). En busca del «Auleph». Aproximación a los entornos digitales de gestión del aprendizaje. Icono, 14, A8; 303-327. (12-05-2011).

Link Google Scholar

Brecht, B. (1932-1981). Teoría de la radio (1927-1932). In Bassets, L. (Ed.). De las ondas rojas a las radios libres. Textos para la historia de la radio. Barcelona: Gustavo Gili.

Link Google Scholar

Bruckman, A. (1997). MOOSE Crossing: Construction, Community, and Learning in A Networked Virtual Wold for Kids. Massachusetts: Doctoral dissetation, MIT.

Link Google Scholar

García García, F. & Gértrudix, M. (2009). El Mare Nostrum Digital: mito, ideología y realidad de un imaginario sociotécnico. Icono 14, 12; 7-30 (08-06-2011).

Link Google Scholar

Gértrudix, F. & Gértrudix, M. (2011). La educación musical en entornos inmersivos. Eufonía, 51.

Link Google Scholar

Gértrudix, M. & Gértrudix, F. (2010). La utilidad de los formatos de interacción músico-visual en la enseñanza. Comunicar, 34, XVII; 99-107.

Link DOI | Link Google Scholar

González Herrero, A. (2010). La convergencia de los videojuegos online y los mundos virtuales: situación actual y efectos sobre los usuarios. Zer, 15, 28; 117-132.

Link Google Scholar

Manrique, M.J. (2009). Introducción a los mundos virtuales 2009. (www.slideshare.net/marlonj/introduccion-a-los-mundos-virtuales-2009) (12-05-2011).

Link Google Scholar

Negroponte, N. (1995). El mundo digital. Barcelona: BSA.

Link Google Scholar

Piscitelli, A. (2004). La web como sistema virtuoso/vicioso. II Congreso On-line del Observatorio para la Sociedad: (www.cibersociedad.net/congres2004/grups/fitxacom_publica2.php?grup=99&id=676&idioma=es) (07-07-2011).

Link Google Scholar

Fundref

Este trabalho não tem nenhum apoio financeiro

Crossmark

Technical information

Métricas

Métricas deste artigo

Vistas: 37608

Leituras dos resumos: 32190

Descargas em PDF: 5418

Métricas completas do Comunicar 38

Vistas: 1120216

Leituras dos resumos: 934280

Descargas em PDF: 185936

Citado por

Citas em Web of Science

Berron Ruiz, Elena. Creative integration of Pop-Rock music in the classroom REVISTA ELECTRONICA DE LEEME, 2017.

https://doi.org/10.7203/LEEME.39.10070

Gertrudix, Manuel; Gertrudix, Felipe; Garcia, Francisco;. The sound language in interactive digital stories CIC-CUADERNOS DE INFORMACION Y COMUNICACION , 2017.

https://doi.org/10.5209/CIYC.55972

Citas em Scopus

Walters, L.C., Hughes, D.E., Barrio, M.G., Hughes, C.E.. ChronoLeap: The great world's fair adventure), Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence, Lecture Notes in Bioinformatics), .

https://doi.org/10.1007/978-3-642-39420-1-45

Soto, J.H.B., Ocampo, D.C.T., del Carmen Beltrán Colón, L., Oropesa, A.V. . Perceptions of immerseme virtual reality platform to improve english communicative skills in higher education), International Journal of Interactive Mobile Technologies, .

https://doi.org/10.3991/IJIM.V14I07.12181

Citas em Google Scholar

Actualmente não há citações a este documento

Baixar

Métricas alternativas

Como citar

Gértrudix-Barrio, F., & Gértrudix-Barrio, M. (2012). Music in virtual worlds. Study on the representation spaces. [La música en los mundos inmersivos. Estudio sobre los espacios de representación]. Comunicar, 38, 175-181. https://doi.org/10.3916/C38-2012-03-09

Compartilhar

           

Oxbridge Publishing House

4 White House Way

B91 1SE Sollihul United Kingdom

Administração

Redação

Creative Commons

Este site usa cookies para obter dados estatísticos sobre a navegação de seus usuários. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. +info X