• Comunicar 60: How to become a genius. Personalized learning and high capacities in the connected society
  • Comunicar 59: Emerging mobile media. Convergence in the new media arena
  • Comunicar 58: Digital media and learning: Emergent forms of participation and social transformation
  • Comunicar 57: Artivism: Art and Social Engagement in a Digital World
  • Comunicar 56: Cyberbullying: the threat without a face
  • Comunicar 55: The Media Sphere. Controversies in Public Life
  • Comunicar 54: Shared Science and Knowledge. Open Access, Technology and Education
  • Comunicar 53: Critical Citizenship and Social Empowerment in the Emerging Cybersociety
  • Comunicar 52: The Social Brain and Connective Intelligence
  • Comunicar 51: E-Innovation in Higher Education
  • «Comunicar» como revista de excelência internacional se inspira no código ético do Comité de Ética de Publicaciones (COPE), dirigido tanto a editores como a revisores e autores. Neste sentido, se exige o compromisso ético dos diferentes agentes envolvidos na publicação, segundo seu grau de responsabilidade. Assim, os autores garantirão a originalidade e veracidade de seu trabalho, os revisores se comprometerão a realizar uma revisão objetiva e confidencial dos artigos, e os editores garantirão o cumprimento de todo o proceso.

    CÓDIGO ÉTICO DA REVISTA «COMUNICAR»

    Comunicar, como revista de excelência internacional, tem como inspiração o código de ética do Comité de Ética de Publicaciones (COPE), voltado tanto para editores como para revisores e autores.

    Dos compromissos dos Autores

    • Originalidade e plágio: Os autores dos manuscritos enviados à revista “Comunicar” asseguram que o trabalho é original, e que não contém partes de outros autores ou fragmentos de trabalhos já publicados. Além disso, confirmam a veracidade dos dados, ou seja, que não houve alteração dos dados empíricos para comprovar as hipóteses.
    • Publicações múltiplas e/ou repetitivas: O autor não deve publicar artigos que repitam os mesmos resultados em mais de uma revista científica. O envio de proposta simultânea da mesma contribuição a várias revistas científicas é considerado eticamente incorreto e reprovável.
    • Lista de fontes: O autor sempre deve indicar de maneira correta as fontes e contribuições mencionadas no artigo.
    • Autoria: No que diz respeito à autoria do manuscrito, cabe aos autores garantirem a inclusão das pessoas que fizeram alguma contribuição científica e intelectual significativa na conceitualização e no planejamento do trabalho, bem como na interpretação dos resultados ou em sua redação. Ao mesmo tempo, os autores devem organizar a hierarquia conforme o nível de responsabilidade e envolvimento.
    • Acesso e armazenamento: Se os editores considerarem que é apropriado, os autores dos artigos devem colocar à disposição também as fontes ou dados nos quais se baseia a pesquisa; tais dados serão acessíveis e podem ser conservados por um período de tempo razoável após a publicação.
    • Conflitos de interesse e divulgação: É obrigatório que todos os autores declarem explicitamente que não existem conflitos de interesses que possam ter influenciado nos resultados ou interpretações alcançadas. Os autores também devem indicar todo tipo de financiamento de agências e/ou projetos dos quais surge o artigo da pesquisa.
    • Erros nos artigos publicados: Quando o autor identificar algum erro ou imprecisão, deverá informar imediatamente aos editores da revista e proporcionar todas as informações necessárias para as correções pertinentes no artigo.
    • Responsabilidade: Todos os autores se responsabilizam pelo que foi escrito. Os autores também se comprometem a terem realizado uma revisão da literatura científica mais atual e relevante sobre o tema analisado, tendo absorvido as diferentes correntes de conhecimento.

    Dos compromissos dos revisores

    • Contribuição à edição editorial: A revisão por pares é um procedimento que ajuda os editores a tomar decisões sobre os artigos apresentados e também permite ao autor melhorar a contribuição enviada para publicação. Os revisores assumem o compromisso de, dentro do campo de seus conhecimentos, realizarem uma revisão crítica, honesta, construtiva e sem distorções, tanto em relação à qualidade científica como à qualidade literária do que foi escrito.
    • A respeito dos prazos: O revisor que não se sinta competente em relação ao tema a ser revisado ou que não possa terminar a avaliação dentro do prazo programado, avisará imediatamente aos editores. Os revisores se comprometem a avaliar os trabalhos no menor tempo possível para respeitar os prazos de entrega, tendo em conta que na revista «Comunicar» os limites de custódia dos manuscritos em espera são limitados e inflexíveis, por respeito aos autores e aos seus trabalhos.
    • Confidencialidade: Cada manuscrito distribuído deve ser considerado como confidencial. Sendo assim, estes textos não devem ser discutidos ou mostrados a outras pessoas sem o consentimento expresso dos editores.
    • Objetivos: A revisão por pares será realizada de maneira objetiva. Não é considerado adequado nenhum julgamento sobre os autores das contribuições. Os revisores são obrigados a justificar suas avaliações. Os revisores entregarão um relatório crítico que contemple as referências adequadas, segundo o protocolo de revisões da revista «Comunicar» e as normas públicas para os revisores, em especial se o trabalho for rejeitado. São obrigados a advertir os editores se partes substanciais do trabalho já foram publicados ou estão sob supervisão para outra publicação.
    • Visualização do texto: Caso o autor se esqueça de alguma obra, os revisores se comprometem a indicar precisamente as referências bibliográficas de obras fundamentais. O revisor também deve informar aos editores de qualquer semelhança ou sobreposição do texto com outros trabalhos publicados.
    • Conflitos de interesse e divulgação: Informação confidencial ou informação obtida durante o processo de revisão por pares deve ser considerada confidencial e não pode ser utilizada para propósitos pessoais. Os revisores somente revisam os manuscritos quando não há conflitos de interesses.

    Dos compromissos dos Editores

    • Decisão de publicação: os editores garantirão a seleção dos revisores mais qualificados e especialistas no âmbito científico para emitir um parecer crítico e profissional do trabalho, com as menores sobreposições possíveis. A revista «Comunicar» opta por selecionar entre 4 a 7 revisores para cada trabalho, de forma a garantir uma maior objetividade no processo de revisão.
    • Honestidade: os editores avaliam os artigos enviados para publicação apenas com base no mérito científico dos conteúdos, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, religião, origem étnica, nacionalidade e opinião política dos autores.
    • Confidencialidade: os editores e os membros envolvidos se comprometem a não divulgar informações relativas aos artigos enviados para publicação a outras pessoas que não sejam os autores, revisores e editores. Os editores e o Conselho Editorial se comprometem com a confidencialidade dos manuscritos, autores e revisores, de forma que o anonimato preserve a integridade intelectual de todo o processo.
    • Conflito de interesses e divulgação: os editores se comprometem a não utilizar em suas pesquisas conteúdos dos artigos enviados para publicação sem ter consentimento por escrito do autor.
    • Cumprimento dos prazos: Os editores são responsáveis pelo cumprimento dos prazos limites para as revisões e publicação dos trabalhos aprovados, para garantir uma rápida difusão dos resultados. Comprometem-se fielmente a cumprir o prazo estipulado (são estimados o máximo de 30 dias desde o recebimento do manuscrito na plataforma de revisão e o máximo de 100 dias desde o início do processo de revisão científica pelos especialistas). Desse modo, os trabalhos aprovados não permanecerão em listas de espera infinitas mais do que o tempo justo para sua publicação. Por isso, «Comunicar» evita ofertas de trabalho nessa lista.

    A revista «Comunicar» adota as normas éticas da COPE

    Commitée on Publication Ethics:

    http://publicationethics.org/resources/code-conduct

    Código ético em Português

    Loading

    www.grupocomunicar.com

    grupocomunicar.com Google Play Grupo Comunicar Grupo Comunicar Mail Mail

    Esta web utiliza cookies para obtener datos estadísticos de la navegación de sus usuarios. Si continúas navegando consideramos que aceptas su uso. Más información X Cerrar