Palavras chave

Novas tecnologias, videogames, formação, recursos didáticos, representação espacial, tipos de videogames, sistemas de classificação, mídia

Resumo

O videogame é um dispositivo cultural com suas próprias funções de socialização, como a maioria das mensagens dos meios de comunicação.. Os altos níveis de prazer e desfrute proporcionados aos jogadores tornam imprescindíveis as análises de suas potencialidades gerais como ferramenta educativa, ainda mais quando se tem consciência de que servem como veículos para a definição de identidades na juventude. O presente trabalho proporciona exemplos atuais de diferentes tipos de videogames e suas possibilidades para desenvolver certas capacidades e habilidades relacionadas com a representação dinâmica do espaço, dentro do modelo de aprendizagem de Jerome Bruner. Reflete-se sobre como os videogames de estratégia, aventura, simulação ou de RPG desenvolvem capacidades como a reflexão, o raciocínio estratégico e tático ou a agilidade mental. Além disso, são proporcionados dados sobre os sistemas vigentes de classificação de conteúdos como o ESRB do Comitê para a Avaliação do Software de Entretenimento dos Estados Unidos e o PEGI da Federação Europeia de Software Interativo. Ambos são aprovados pela Associação de Distribuidores e Editores de Software de Entretenimento (aDeSe) e pretendem ajudar os pais e educadores a discernir sobre os conteúdos e sua adequação para diferentes faixas etárias e tipos de jogadores. Resumindo, tenta-se transmitir a importância do videogame para o processo de ensino e aprendizagem, com uma atenção especial em proporcionar exemplos atualizados.

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