Palavras chave

Cinema, surrealismo, vanguardas históricas, formalismo, alfabetização fílmica, tecnologia

Resumo

Através deste ensaio, pretende-se ressaltar o papel que as vanguardas históricas desempenharam na construção do discurso cinematográfico. Tal papel é fundamental para o reconhecimento do cinema como arte e para a constituição de um discurso visual e textual que se reflete no cinema do denominado “Modo de representação institucional”: o cinema norte-americano que vai dos anos 20 aos 40. Para compreender o papel dos movimentos artísticos que criaram novos paradigmas para a arte em geral, é necessário conhecer seus princípios e o contexto do nascimento da nova forma de ver e de representar/refletir o mundo. A promoção de uma autêntica “alfabetização fílmica” deve ter como foco o nascimento do cinema e de seu ambiente, porque somente através de um olhar mais aprofundado no século XIX é possível ler tudo o que está além da criação dos irmãos Lumière. Em suma, neste trabalho se pretende destacar que o cinema não só se inscreve no seu próprio tempo, mas que, ao mesmo tempo, está lançando um novo paradigma, ainda a ser descoberto, para todas as artes no século XX.

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Clarembeaux, M. (2010). Film education: Memory and heritage. [Educación en cine: Memoria y patrimonio]. Comunicar, 35, 25-32. https://doi.org/10.3916/C35-2010-02-02

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