Palavras chave

Cinema documental, propaganda, montagem cinematográfica, linguagem fílmica, história da Europa

Resumo

Na memória coletiva dos europeus, a Guerra Civil espanhola ocupa um lugar destacado. A linguagem cinematográfica e a representação fílmica dessa contenda formam um âmbito relevante no qual estudar alguns traços da matriz cultural europeia. O presente trabalho seleciona parte da produção fílmica de propaganda do governo republicano, em especial os filmes de montagem supervisionados por Luis Buñuel. No início da contenda, o cineasta aragonês volta a Paris seguindo as indicações do Ministério espanhol de Assuntos Exteriores para colaborar, na embaixada espanhola na capital francesa, em várias obras de contraespionagem e propaganda. Entre elas e principalmente, Buñuel se ocupa de reunir, organizar e montar diversos materiais fílmicos pró republicanos. Diferentemente de outras produções projetadas na Espanha, os filmes parisienses de propaganda republicana caracterizaram-se, em termos gerais, por estarem direcionados a públicos de distintos países europeus com o objetivo de romper com a doutrina de não intervenção no conflito e se inscrevem dentro das teorias e concepções de Buñuel sobre o documentarismo filmado, no qual prevalecia o aspecto reflexivo e os recursos psicológicos que motivavam a ação ou a tomada de consciência individual. O presente texto ocupa-se, nesse contexto, da descrição e da análise da linguagem e das práticas fílmicas nesses anos. De todas elas, o filme “Espanha 1936” (1937) é, ao mesmo tempo, um exemplo emblemático e singular.

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Ruiz-del-Olmo, F. (2010). Language and collective identity in Buñuel. Propaganda in the film «España 1936». [Lenguaje e identidad colectiva en Buñuel. Propaganda en el filme «España 1936»]. Comunicar, 35, 69-77. https://doi.org/10.3916/C35-2010-02-07

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