Palavras chave
Televisão, narrativa, estética, entretenimento, identidades, cidadania, novos meios, sensibilidade
Resumo
A televisão generalista e industrial é uma viajem ao passado, ao vazio de sentido e ao tédio por seu conservadorismo moral, sua preguiça criativa, sua ausência de pensamento e seu modo pobre de entender o entretenimento. Mas o monopólio televisivo da programação pública acabou-se, pois agora todo cidadão pode ser um produtor, narrador audiovisual e ter programa. Assim aparecem novas televisões e outros programas que se atrevem, a contar diferente: um jornalismo mais subjetivo, com depoimentos e pensado desde as imagens; uma telenovela hiper-realista que se atreve a intervir o melodrama desde a comedia, o documentário e as culturas locais; meios de baixo para cima e com o povo que são feitos para quebrar a homogeneidade temática e política das maquinas midiáticas, do mercado e do desenvolvimento. Neste ensaio argumenta-se a favor da televisão como lugar de expressão de identidades instáveis experimentos narrativos e possibilidades inéditas para criação audiovisual... só assim “ganha forma” de mulher, do indígena, do afro, do meio ambiente, de outras sexualidades... e brinca com novas possibilidades como o Youtube, o comunitário e o celular. O mais urgente é que a televisão passe da obsessão pelos conteúdos à exploração estética e narrativa desde outras identidades e em narrativas mais “colaborativas” porque existe a possibilidade de ser os relatos que queremos ser.
Referências
Future Concept Lab www.futureconceptlab.com ver (www.scribd.com/doc/16895315/7-Tendencias-globales) (30-08-2010).
Prieto, G. (2008). ¿Periodismo crítico o populista? El Mundo según Pirry. Arcadia, 32, Bogotá (www.revistaarcadia.com/periodismo-cultural--revista-arcadia/articulo/periodismo-critico-populista/21146) (15-09-2010).
Rincón, O. (2002). Televisión, vídeo y subjetividad. Buenos Aires: Norma.
Rodríguez, C. (2008). Lo que le vamos quitando a la guerra [medios ciudadanos en contextos de conflicto armado en Colombia]. Bogotá: C3 Fundación Friedrich Ebert, (www.c3fes.net/docs/quitandoalaguerra.pdf) (09-09-2010).
Series referidas: «Los soprano», «Six feet under», «Lost, 24», «Ally Mc Beal», «South Park», «The Big Band Theory».
Fundref
Este trabalho não tem nenhum apoio financeiro
Technical information
Métricas
Métricas deste artigo
Vistas: 42589
Leituras dos resumos: 29736
Descargas em PDF: 12853
Métricas completas do Comunicar 36
Vistas: 771546
Leituras dos resumos: 602449
Descargas em PDF: 169097
Citado por
Citas em Web of Science
Rincon; Omar;. Narratives of expanded entertainment CHASQUI-REVISTA LATINOAMERICANA DE COMUNICACION , 2019.
Sabaris, Xaquin Nunez. Postmodern re-readings of Don Quixote in Breaking Bad. Mass culture and aesthetic democratization in serial fiction OGIGIA-REVISTA ELECTRONICA DE ESTUDIOS HISPANICOS, 2019.
https://doi.org/10.24197/ogigia/26.2019.53-71
Cambra-Badii, Irene; Mastandrea, Paula; Paula Paragis, Maria; Martinez, Delfina. Big Little Lies: a contemporary TV series about the representation of feminine subjectivity and violence against women COMUNICACION Y MEDIOS, 2019.
https://doi.org/10.5354/0719-1529.2018.49033
Alarcon Sanchez, Silvia G.. Deshumnaizacion in The Literature With The Issue of Drug Trafficking LOGOS-REVISTA DE LINGUISTICA FILOSOFIA Y LITERATURA, 2018.
https://doi.org/10.15443/RL2807
Sarasqueta, Gonzalo. Postpolitical: autopsy or metamorphosis of the story? The case of Donald Trump QUESTION, 2017.
Suing, Abel; Ortiz, Carlos; Salazar, Geovanna. Ecuadorian television presence on YouTube Iberian Conference on Information Systems and Technologies, 2017.
Renjel Encinas, Daniela. Gustavo Bolivar: the Man of the Narco Soap Opera MITOLOGIAS HOY-REVISTA DE PENSAMIENTO CRITICA Y ESTUDIOS LITERARIOS LATINOAMERICANOS, 2016.
https://doi.org/10.5565/rev/mitologias.359
Freire Munoz, Irina Alejandra; Castillo Bastidas, Anabel. Sitcoms produced by the Ecuadorian television and gender stereotypes CHASQUI-REVISTA LATINOAMERICANA DE COMUNICACION, 2016.
Lopez Ferrandez, Francisco Javier. Enmedio collective and their campaign Party Cierra- Bankia: experiences of communication for social change though ethical spectacle IC-REVISTA CIENTIFICA DE INFORMACION Y COMUNICACION, 2016.
https://doi.org/10.12795/IC.2016.i01.03
Baraybar-Fernandez, Antonio; Linares-Palomar, Rafael. New proposals for audiovisual distribution in the era of convergence: the documentarybook PROFESIONAL DE LA INFORMACION, 2016.
https://doi.org/10.3145/epi.2016.ene.13
Sandoval Romero, Yamile; Aguaded, Ignacio; Sanchez Carrero, Jacqueline. CHILHOOD AND TELEVISION: THE COLOMBIAN NORMATIVE FRAME 1998-2012 PIXEL-BIT- REVISTA DE MEDIOS Y EDUCACION, 2015.
Gonzalez Garcia, Maria. Cinema and literature for learning basic skills: semiotic and educational links EDUCATIO SIGLO XXI, 2015.
https://doi.org/10.6018/j/222551
Ignacio Aguaded-Gomez, Jose; Carmen Caldeiro-Pedreira, Mari; Rodriguez-Lopez, Jeniffer. What do screens show us? Teenagers' critical view in the context of cultural industries and current thinking ALTERIDAD-REVISTA DE EDUCACION, 2015.
https://doi.org/10.17163/alt.v10n1.2015.01
Espinosa, Maria-Angeles; Ochaita, Esperanza; Gutierrez, Hector. Adolescent Television Consumers: Self-perceptions about their Rights COMUNICAR, 2014.
https://doi.org/10.3916/C43-2014-18
Melgarejo Moreno, Irene; Rodriguez Rosell, Maria del Mar. GENRE AND FORMAT IN POLITHEMATIC CHILDREN'S CHANNELS OF TELEVISION VIVAT ACADEMIA, 2012.
Martinez Rodriguez, Juan Bautista. Democratic education as currently redefined in the new citizenship scenarios REVISTA INTERUNIVERSITARIA DE FORMACION DEL PROFESORADO-RIFOP, 2011.
Mastandrea, Paula; Amatriain, Lucia;. Imaginaries of mental disorders in the series ETICA & CINE , 2020.
https://doi.org/10.31056/2250.5415.v10.n1.29228
Cambra-Badii, Irene; Mastandrea, Paula Belén; Paragis, María Paula;. Comunicación y medios , 2019.
https://doi.org/10.5354/0719-1529.2019.51522
Paz Martín, Sarah; Acosta Damas, Maribel; Costales Pérez, Zenaida;. Alcance , 2017.
Citas em Scopus
Espinosa, M.-A., Ochaíta, E., Gutiérrez, H.. Adolescent television consumers: Selfperceptions about their rights), Comunicar, .
https://doi.org/10.3916/C43-2014-18
Baraybar-Fernández, A., Linares-Palomar, R.. New proposals for audiovisual distribution in the era of convergence: The documentarybook [Nuevas propuestas de distribución audiovisual en la era de la convergencia: El documentarybook]), Profesional de la Informacion, .
https://doi.org/10.3145/epi.2016.ene.13
Suing, A., Ortiz, C., Salazar, G.. Ecuadorian television presence on YouTube [Presencia de la televisión ecuatoriana en YouTube]), Iberian Conference on Information Systems, Technologies, CISTI, .
https://doi.org/10.23919/CISTI.2017.7976072
Vázquez-Miraz, P.. The early retirement of newscasts women presenters in Colombia, Spain: The repudiation of female old age [El temprano retiro de las presentadoras de telediarios en Colombia y España: El repudio a la vejez femenina]), Estudios Sobre el Mensaje Periodistico, .
https://doi.org/10.5209/esmp.64832
Díaz, L.T. . The construction of gender in TV movies aired on Spanish generalist television (2005-2018): Analysis and a proposed code of good practices | [Construcción de género en los telefilmes emitidos en la televisión generalista española (2005-2018): Análisis y propuesta de un código de buenas prácticas]), Estudios Sobre el Mensaje Periodistico, .
https://doi.org/10.5209/esmp.67797
Ferrández, F.J.L.. Enmedio collective, their campaign Party Cierra-Bankia: Experiences of communication for social change though ethical spectacle [El colectivo Enmedio y su campaña Fiesta Cierra-Bankia: Experiencias de comunicación para el cambio social a través del espectáculo ético]), IC Revista Cientifica de Informacion y Comunicacion, .
Citas em Google Scholar
Actualmente não há citações a este documento
Métricas alternativas
Como citar
Rincón, O. (2011). New television narratives: Entertainment, telling, citizenship, experimental. [Nuevas narrativas televisivas: Relajar, entretener, contar, ciudadanizar, experimentar]. Comunicar, 36, 43-50. https://doi.org/10.3916/C36-2011-02-04