Comunicar 58: Aprendizagem e mídia digital: formas emergentes de participação e transformação social

Vol. XXVII, nº 58, Primeiro trimestre, 1 Janeiro 2019
E-ISSN: 1988-3293 / ISSN: 1134-3478

           

A influência dos jogadores de videogames online nas estratégias publicitárias das marcas. Comparativo entre Espanha e Coreia

https://doi.org/10.3916/C58-2019-10

Resumo

O mercado dos eGames (videogames online) na Espanha obteve mais de 1,8 bilhões de euros de lucro no ano de 2016. A publicidade não é alheia ao potencial desse mercado e as marcas estudam quais são as melhores formas de se aproximar e se adaptar ao ambiente dos eGames. No presente trabalho busca-se analisar as estratégias publicitárias mais eficazes para as marcas no mundo dos games online. Para isso, foi feita uma pesquisa com os jogadores (eGamers) através de um questionário com 60 perguntas que abordavam questões como hábitos lúdicos, visualização de publicidade nos jogos, compra de artigos anunciados ou publicidade nas competições. O mesmo questionário foi realizado tanto com jogadores coreanos, já que a indústria dos videogames na Coreia do Sul é a mais avançada do mundo, como com jogadores espanhóis, uma vez que a Espanha é o quarto país europeu em eGames e é o nosso objeto de estudo. Após a pesquisa, alguns dos resultados mais relevantes indicam que a publicidade online convencional não chama a atenção dos consumidores «gamers» e determina que a melhor estratégia se seria baseada na presença da marca através de produtos prescritos ou utilizados pelos «gamers» profissionais, já que os espectadores, por sua vez, assistem às partidas e observam os elementos e acessórios usados pelos jogadores.

Este artigo foi lido 8214 vezes

Loading

www.grupocomunicar.com

grupocomunicar.com Google Play Grupo Comunicar Grupo Comunicar Mail Mail

Esta web utiliza cookies para obtener datos estadísticos de la navegación de sus usuarios. Si continúas navegando consideramos que aceptas su uso. Más información X Cerrar