Palavras chave

Competências básicas, comunicação digital, software, jogos, ficção, leitura, alfabetização tecnológica

Resumo

Este artigo tem como eixo conceitual a competência digital, o letramento midiático e os novos formatos narrativos. A aprendizagem permanente inclui tais elementos como cruciais para a formação da pessoa e, acima de tudo, como fator que contribuirá para sua inserção em uma sociedade dinâmica e mutável. Após considerar essas dimensões, elas serão analisadas no jogo denominado Dragon Age: Origins, premiado, em 2009, como o jogo de RPG do ano. O desenvolvimento da competência digital implica uma nova alfabetização na qual devem ser encontrados recursos motivacionais para que essa aquisição seja ao mesmo tempo um algo lúdico e educativo. Outro aspecto relevante que será tratado no texto diz respeito à multimodalidade textual (Kress & Van Leeuwen, 2001), sobretudo com os novos formatos narrativos. Tal feito supõe um importante avanço social, dado que as formas de leitura variam aparecendo em formatos diferentes e mais motivadores para o usuário, o que não significa que possuam menos qualidade. Esse é o caso do Dragon Age: Origins, um jogo de RPG baseado na fantasia heroica situada em um novo mundo. Esse jogo se transforma em uma excelente história para ser lida e experimentada.

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López-Valero, A., Encabo-Fernández, E., & Jerez-Martínez, I. (2011). Digital competence and literacy: Developing new narrative formats. The «Dragon age: Origins» videogame. [Competencia digital y literacidad: Nuevos formatos narrativos en el videojuego «Dragon Age: Orígenes»]. Comunicar, 36, 165-171. https://doi.org/10.3916/C36-2011-03-08

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