Palavras chave

Trilha sonora, observação, análise, televisão, infantil, oralidade, música, audiência

Resumo

A música da vida cotidiana da criança tem uma de suas referências, juntamente com sua experiência real, na trilha sonora da televisão, configurando uma parte de sua interpretação da realidade. Este trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre o que a criança escuta na televisão em uma amostragem ibero-americana. O objetivo, conhecer o que as crianças escutam na programação infantil da «TVE – Televisão Espanhola», foi estudado a partir de um referencial teórico semiótico com um enfoque quantitativo e musical. O artigo apresenta um resumo dos resultados obtidos em uma primeira análise do programa «Los Lunnis» mediante a aplicação de noventa modelos e suas análises musicais correspondentes. Estes resultados indicam que o programa utiliza a música tanto como elemento fundo quanto como figura principal, textura de monodia acompanhada e de uso da voz, com predomínio de som instrumental eletrônico, compassos binários e modo maior com modulações. Aparecem peças musicais truncadas e certa pobreza rítmica, sua opção estilística é a música popular estrangeira, com algumas alusões ao estilo clássico e à música incidental. Os dados mostram a presença da música em aspectos culturais, patrimoniais e de construção cognitiva não considerados nos estudos sobre a influência da TV na Espanha, mas que emergem quando são revisados a partir da semiótica, da representação musical, da análise formal e das teorias da reestruturação.

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Porta-Navarro, A. (2011). The musical offers of children’s programming on «Televisión Española» as its hearing universe. [La oferta musical de la programación infantil de «TVE» como universo audible]. Comunicar, 37, 177-185. https://doi.org/10.3916/C37-2011-03-10

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