Palavras chave

Linguagem fílmica, letramento midiático, apropriações cívicas, memória coletiva européia audiovisual, cultura de cinema, novas mídias

Resumo

O crescente desenvolvimento de novos materiais multimídia como apoio à linguagem fílmica tem promovido e gerado algumas perguntas e problemas em torno do necessário letramento global, bem como na perspectiva de formação dos docentes. Dessa forma, surgiram novas perguntas sobre o currículo em mídias: como sintonizar a formação específica dos docentes com a dinâmica diária dos diversos meios de comunicação em contextos culturais diversos, com o objetivo de aproximar os problemas globais à uma linguagem cinematográfica comum, possuidora de apropriações cívicas e curriculares contemporâneas? O Currículo LMI da UNESCO (Letramento Midiático e Informacional), destinado à formação do professorado, situa o letramento midiático e informacional no centro da aprendizagem ao longo de toda a vida, bem como da aquisição das competências cívicas necessárias a partir de uma perspectiva universal. Este trabalho propõe a análise de alguns estudos de casos europeus para compreender as atuais interrelações entre as mensagens multimídia predominantes, seus canais de comunicação e as redes sociais, sendo muito presente a importância da conservação da memória coletiva de sons e imagens, como patrimônio cultural conectado com as diversas culturas do mundo, e sabendo que esses processos jamais ocorrem geográfica e socialmente distantes. Nessa proposta, apresenta-se um possível modelo interdisciplinar e intercultural para um letramento fílmico global, partindo de estudos fílmicos de casos europeus, selecionados das contribuições da «Comunicar, 35».

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Reia-Baptista, V. (2012). Film literacy: Media appropriations with examples from the European film context. [La alfabetización fílmica: apropiaciones mediáticas con ejemplos de cine europeo]. Comunicar, 39, 81-90. https://doi.org/10.3916/C39-2012-02-08

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