Palavras chave

Estudos de televisão, estudos de audiências, comunicação intercultural, animação, desenhos animados norte-americanos, público infantil

Resumo

Este estudo sobre audiências explora como um grupo de crianças do sudeste do México percebe os desenhos animados de «O Laboratório de Dexter». O objetivo principal é conhecer de que modo um programa norte-americano distribuído internacionalmente é entendido por uma audiência local, especialmente por uma, formada por indivíduos que ainda estão construindo sua identidade cultural. Utilizou-se uma abordagem qualitativa: um total de 44 crianças com idades entre os 8 e 11 anos participaram de uma série de entrevistas semiestruturadas e de grupos de discussão, realizados em uma cidade da província mexicana (Villahermosa, Tabasco). Em cada sessão foi observado um episódio da série de animação dublada em espanhol latino. Posteriormente, foi avaliado se os participantes sabiam que os desenhos animados eram norte-americanos e se eles notavam a presença de elementos culturais diferentes em relação à sua própria cultura (textos escritos em inglês, referências a tradições, estilo de vida, símbolos, etc.). Também foi indagado se a idade, o gênero e estrato social de procedência influíam nesta percepção. Os resultados mostram que a maioria dos participantes era consciente de estar assistindo a um programa estrangeiro, reconhecia elementos da cultura norte-americana e aplicava diversas estratégias para dar sentido a estas narrativas. Crianças mais velhas e aquelas que estudavam o idioma inglês foram capazes de realizar comparações mais sofisticadas entre as culturas do México e dos Estados Unidos.

Referências

Amaral, E.S. (2005). Constructed Childhoods: A Study of Selected Animated Programmes for Children with Particular Reference for the Portuguese Case. (Tesis Doctoral). (http://goo.gl/1dXBf3) (26-04-2014).

Link Google Scholar

Anderson, D.R. (2004). Watching Children Watch Television and the Creation of Blue’s Clues. In H. Hendershot (Ed.), Nickelodeon Nation: The History, Politics, and Economics of America’s only TV Channel for Kids. (pp. 387-434). New York: New York University Press.

Link Google Scholar

Ang, I. (1985). Watching Dallas: Soap Opera and the Melodramatic Imagination. New York: Routledge.

Link Google Scholar

Bourdieu, P. (1984). Distinction: A Social Critique of the Judgment of Taste. Cambridge: Harvard University Press.

Link Google Scholar

Chalaby, J. (2002). Transnational Television in Europe: The Role of Pan-European Channels. European Journal of Communication, 17(2), 183-203.

Link DOI | Link Google Scholar

Charles, M. (1989). La televisión y los niños. El reto de vencer al Capitán América. In E. Sánchez-Ruiz (Comp.), Teleadicción infantil, mito o realidad. (pp. 15-26). México: Universidad de Guadalajara.

Link Google Scholar

Cobos, T.L. (2010). Animación japonesa y globalización: la latinización y la subcultura Otaku en América Latina. Razón y Palabra, 72. (http://goo.gl/N5AisY) (15-07-2014).

Link Google Scholar

Cornelio-Marí, E.M. (2005). Mexican Children’s Perception of Cultural Specificity in American Cartoons. (Tesis de Maestría no publicada, The University of Texas at Austin).

Link Google Scholar

Corona, S. (1989). El niño y la TV: una relación de doble apropiación. In E. Sánchez-Ruiz (Comp.), Teleadicción infantil, mito o realidad. (pp. 69-78). México: Universidad de Guadalajara.

Link Google Scholar

Donald, S.H. (2005). Little Friends: Children’s Film and Media Culture in China. Lanham: Rowman and Littlefield.

Link Google Scholar

Hall, S. (2001). Encoding/Decoding. In M.G. Durham, & D.M. Kellner (Eds.), Media and Cultural Studies: Key Works. (pp. 166-176). Maldern: Blackwell Publishers.

Link Google Scholar

IBOPE (2005). IBOPE Network Ranking Multi-Country Report (Weighted Average of Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Mexico and Peru Survey Areas). Total Day Rating Among Cable Households (Average Monday-Sunday). (http://goo.gl/fHep7a) (26-04-2014).

Link Google Scholar

Josephson, W.L. (1995). TV Violence: a Review of the Effects on Children at Different Ages. Ottawa: National Clearinghouse on Family Violence.

Link Google Scholar

Kilborn, R. (1993). Speak my Language: Current Attitudes to Television Subtitling and Dubbing. Media, Culture and Society, 15, 641-660.

Link DOI | Link Google Scholar

Kinder, M. (1991). Playing with Power in Movies, Television, and Video Games: from Muppet Babies to Teenage Mutant Ninja Turtles. Berkeley: University of California Press.

Link Google Scholar

Kraidy, M. (1999). The Global, the Local and the Hybrid: a Native Ethnography of Glocalization. Critical Studies in Mass Communication, 16, 456-473.

Link DOI | Link Google Scholar

La Pastina, A., & Straubhaar, J. (2005). Multiples Proximities between TV Genres & Audiences: The Schism between Telenovelas Global Distribution and Local Consumption. Gazette: The International Journal for Communication Studies, 67(3), 271-288.

Link DOI | Link Google Scholar

Liebes, T., & Katz, E. (1990). The Export of Meaning: Cross-Cultural Readings of Dallas. New York, Oxford: Oxford University Press.

Link Google Scholar

Lozano, J. (2008). Consumo y apropiación de cine y TV extranjeros por audiencias en América Latina. Comunicar, 15(30), 62-72.

Link Google Scholar

Martel, F. (2011). Cultura Mainstream: cómo nacen los fenómenos de masas. (Trad. Núria Petit Fonserè). Madrid: Taurus.

Link Google Scholar

Moran, K.C., & Chung, L.C. (2003). Creating an ‘Ambiguous’ Identity: the Role of International Mass Media in the Lives of Children. Second annual Global Fusion Conference, Austin, TX. October 2003.

Link Google Scholar

Napier, S. J. (2001). Anime from Akira to Princess Mononoke: Experiencing Contemporary Japanese Animation. New York: Palgrave.

Link DOI | Link Google Scholar

Orozco, G. (1990). El niño como televidente no nace, se hace. In M. Charles, & G. Orozco (Eds.), Educación para la recepción. (pp. 33-48). México: Trillas.

Link Google Scholar

Orozco, G. (1994). Recepción televisiva y mediaciones: la construcción de estrategias para la audiencia. In G. Orozco (Ed.). Televidencia: perspectivas para el análisis de los procesos de recepción televisiva. (pp. 69-88). México D.F.: Universidad Iberoamericana.

Link Google Scholar

Palmer, P. (1986). The Lively Audience: A study of Children around the TV Set. Sidney: Allen, & Unwin.

Link Google Scholar

Pertierra, A. (2012). If They Show Prison Break in the United States on a Wednesday, by Thursday It Is Here: Mobile Media Networks in Twenty-First-Century Cuba. Television & New Media, 13(5), 399-414.

Link DOI | Link Google Scholar

Seiter, E. (1998). Children’s Desires/Mother Dilemmas: The Social Context of Comsumption. In H. Jenkins (Ed.), The Children’s Culture Reader. (pp. 297-317). New York: New York University Press.

Link Google Scholar

Fundref

Crossmark

Technical information

Recebido: 08-05-2014

Revisado: 07-06-2014

Aceite: 05-01-2015

OnlineFirst: 15-04-2015

Data de publicação: 01-07-2015

Tempo de revisão do artigo: 30 dias | Tempo médio de revisão do número 45: 46 dias

Tempo de aceitação do artigo: 242 dias | Tempo médio de aceitação do número 45: 127 dias

Tempo de edição da pré-impressão: 374 dias | Tempo médio de edição pré-impressão do número 45: 247 dias

Tempo de processamento do artigo: 419 dias | Tempo médio de processamento do número 45: 292 dias

Métricas

Métricas deste artigo

Vistas: 33834

Leituras dos resumos: 24959

Descargas em PDF: 8875

Métricas completas do Comunicar 45

Vistas: 813188

Leituras dos resumos: 643989

Descargas em PDF: 169199

Citado por

Citas em Web of Science

Kolojarceva, L. A.; Artemyeva, T. V.. FUNNY IN ANIMATED FILMS AND LITERATURE: WHAT THE RUSSIAN CHILDREN LAUGH AT JOURNAL OF FUNDAMENTAL AND APPLIED SCIENCES, 2017.

https://doi.org/10.4314/jfas.v9i7s.116

Artemyeva, Tatiana Vasilyevna. PHILOSOPHICAL CULTURE OF LAUGHTER AND THE PSYCHOLOGY OF HUMOR REVISTA SAN GREGORIO, 2017.

Link Google Scholar

Citas em Scopus

Actualmente não há citações a este documento

Citas em Google Scholar

Kolojarceva, L. A., & Artemyeva, T. V. (2017). Funny in animated films and literature: what the russian children laugh at. Journal of Fundamental and Applied Sciences, 9(7S), 1266-1276.

https://www.ajol.info/index.php/jfas/article/view/169239

Artemyeva, T. V. (2017). Philosophical Culture of Laughter and the Psychology of Humor. Revista San Gregorio, (20), 140-147.

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6236956

Fuenzalida, V. (2017). Quality Criteria in Narrative and Script Writing for Children’s Television (Ages 0–6). Communication Research Trends, 36(2), 4.

...

Pina Asensi, P. (2017). Elementos culturales en la serie televisiva" Dos chicas sin blanca": análisis traductológico.

http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/67671

TRIVIÑO BOZA, J. O. N. A. T. H. A. N. (2017). Construcción de pensamiento crítico a través de la recepción de South Park en estudiantes del primer semestre de la Facultad de Comunicación Social, en 2016 (Doctoral dissertation, UNIVERSIDAD DE GUAYAQUIL).

http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/21023

Baixar

Métricas alternativas

Como citar

Cornelio-Marí, E. (2015). Mexican children and American cartoons: Foreign references in animation. [Niños mexicanos y dibujos animados norteamericanos: Referencias extranjeras en series animadas]. Comunicar, 45, 125-132. https://doi.org/10.3916/C45-2015-13

Compartilhar

           

Oxbridge Publishing House

4 White House Way

B91 1SE Sollihul United Kingdom

Administração

Redação

Creative Commons

Este site usa cookies para obter dados estatísticos sobre a navegação de seus usuários. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. +info X