Palavras chave

Jogos eletrônicos, multimidialidade, aprendizado, educação, construção do conhecimento, pensamento lúdico

Resumo

Neste artigo reflete-se sobre a relação dos jogos com o desenvolvimento cognitivo e com os processos educativos em uma época de profundas transformações tecnológicas, em suma, sobre o papel dos jogos eletrônicos na construção do conhecimento e no desenvolvimento das crianças. Aprofundando-nos na lógica desses jogos e na complexa relação que os usuários estabelecem com eles, podemos extrair ideias interessantes para repensar a teoria do conhecimento e da educação. O presente estudo analisa primeiramente o papel dos jogos eletrônicos no universo lúdico para, então, adentrar-se nos seus modelos narrativos próprios. Por fim, avaliam-se as suas virtualidades para o aprendizado e, de maneira geral, para a educação, sem, é claro, esquecer seus riscos. A conclusão leva à valorização cognitiva e pedagógica do pensamento cognitvo que pode ser estimulado pelos jogos eletrônicos.

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Gramigna, A., & González-Faraco, J. (2009). Learning with videogames: Ideas for a renewal of the theory of knowledge and education. [Videojugando se aprende: Renovar la teoría del conocimiento y la educación]. Comunicar, 33, 157-164. https://doi.org/10.3916/c33-2009-03-007

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