Palavras chave

Cinema, memória, história, Europa, escola, educação, marginalização, didática

Resumo

Analisar o cinema europeu sob uma perspectiva educativa e quanto a seus sistemas educativos e a vida nas salas de aula dos professores e alunos, é o objeto deste trabalho. O cinematógrafo, desde o início, teve uma grande influência no estabelecimento da memória coletiva europeia, em especial, na visão crítica que proporciona ao mundo da pedagogia e da didática, que foi tratado quase desde seu início, em particular para os menores e adolescentes marginalizados. São citados brevemente e apresentados uma série de filmes que têm a ver com a educação, as salas de aula, a lista de mestres, professores, pais e educadores com relação às crianças... temas que foram recorrentes no cinema europeu, expostos em sua maior parte de forma crítica e, em algumas ocasiões, de maneira satírica ou com excepcional dureza. A exclusão, a marginalidade e o abandono, a manipulação de crianças e adolescentes, os maus-tratos e a dureza desumana de alguns sistemas educativos fazem parte da memória coletiva da Europa, com a ajuda de algumas denúncias do melhor cinema que realizaram no Continente. Estabelecem, assim, questionamentos sutis sobre a educação, os sistemas educativos, os comportamentos de mestres e professores e a escassez de didáticas adequadas, assim como os conflitos numa sociedade multiétnica.

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Burn, A. (2010). Thrills in the dark: Young people’s moving image cultures and media education. [Emociones en la oscuridad: Imagen y alfabetización mediática en jóvenes]. Comunicar, 35, 33-42. https://doi.org/10.3916/C35-2010-02-03

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