Palavras chave

Metaversos, representatividad, musical, música, crossmedia, secondlife, virtual, Internet

Resumo

Os lugares de representação da música têm sido definidos pela equivalência entre seu valor expressivo e o valor de transmissão. Nesse jogo dialético-comunicativo os meios de comunicação têm desempenhado um papel determinante como espaços mediados: desde um sonho musical radiofônico a uma visualização da representação da música nas telas, até chegar a uma exposição multimodal graças à integração das mídias existentes atualmente, onde a música tem sido amplificada desde sua atividade produtiva até a de consumo. É justo nesse «cruzamento de mídias» que surge o interesse nessa pesquisa, e particularmente na sua extensão mais integradora e interativa: os mundos imersivos. O objetivo pretendido é o de realizar a caracterização dos ambientes imersivos musicais, a partir de uma análise dos mais utilizados como espaços de representação. A técnica documental foi o método utilizado a fim de obter: a) um censo dos espaços imersivos musicais atuais, e b) uma análise funcional de casos significativos. A partir dessas análises serão expostas diversas possibilidades de aplicação dos ambientes imersivos, tanto sob um ponto de vista técnico como de sua capacidade como meio interativo. Em suma, realiza-se uma avaliação sobre a oportunidade que estes metaversos oferecem à representação musical na qual, em forma de discussão, são suscitados futuros cenários.

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Gértrudix-Barrio, F., & Gértrudix-Barrio, M. (2012). Music in virtual worlds. Study on the representation spaces. [La música en los mundos inmersivos. Estudio sobre los espacios de representación]. Comunicar, 38, 175-181. https://doi.org/10.3916/C38-2012-03-09

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